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- Empresa, Recrutamento e Seleção, Recursos Humanos
Sumário
A ação de recrutar somente quando é necessário parece ser o mais coerente de se fazer, certo? Não para todos. Para muitas organizações, a captação de talentos costuma ser cercada de urgência, prazos apertados para divulgação da vaga e exigência por talentos aderentes e de muita qualidade. Essa prática não é exclusiva do mercado brasileiro, mas nota-se a tendência necessária de pensar mais em planejamento, estratégia e sim, antecipação.
De acordo com a pesquisa realizada pela Remotely, 67% das grandes empresas sofrem ao terem que preencher posições. Ou seja, o mercado de trabalho está evidenciando a cada dia o dinamismo e competitividade, principalmente em relação ao acesso aos melhores talentos.
O recrutamento contínuo (também conhecido como recrutamento perene), está sendo utilizado para amenizar estes e outros diversos fatores negativos que, infelizmente, fazem parte da rotina do recrutamento e seleção de várias empresas. Acompanhe!
O que é Recrutamento Contínuo ou Recorrente?
Dados trazidos pela consultoria CareerBuilder mostraram que 38% dos empregadores internacionais já selecionam continuamente cogitando possibilidades ao longo do ano ou como uma estratégia premeditada.
O recrutamento contínuo ou recorrente é uma metodologia que tem como objetivo criar um banco de talentos que já estará em mãos quando a necessidade surgir, sem que a vaga acabe sendo uma urgência e transtorno para a própria área de RH.
Diferença entre recrutamento contínuo e tradicional (por demanda)
Independente de ter uma vaga aberta ou não, a busca constante por talentos caracteriza essa nova abordagem como uma maneira de identificar o melhor perfil para a posição, e não o melhor que foi encontrado com um prazo curto, característica comum de vagas que abrem de repente.
Essa é a maior diferença do recrutamento contínuo do recrutamento tradicional: não correr o alto risco de uma contratação errada por conta da urgência, ou curto prazo para encontrar o talento certo, para a vaga em questão.
Vantagens do recrutamento contínuo
Há muitos motivos pelo qual empresas recorrem ao recrutamento e seleção do dia para a noite: um novo e grande projeto ou cliente, crescimento rápido através de investidores ou até a alta rotatividade natural de alguma área específica. E ainda assim, recrutadores se vêem obrigados a encurtar ou pular etapas importantes por falta de tempo para aplicá-las. Confira as vantagens de se adotar o recrutamento contínuo nesse sentido:
Disponibilidade de Talentos
A adesão do modelo proporciona um pipeline pré-qualificado, o que faz com que as demandas encaminhadas à área de R&S ganhem mais agilidade e consistência nos resultados, evitando lidar com a situação como um incêndio a ser apagado. Ou seja, o time-to-hire (ou tempo de contratação) reduz drasticamente.
Melhoria da Qualidade das Contratações
Sem a pressão do “incêndio”, a abordagem favorece a capacidade de selecionar e realizar uma busca diversa e inclusiva, dando aos recrutadores tempo e base sólida para dar tração a aspectos qualitativos que trarão ainda mais assertividade e aderência aos traços culturais da empresa encontrando o candidato ideal.
Redução de custos
Seguindo esse raciocínio, os custos associados a contratações de emergência e processos seletivos repetidos amenizam. Tanto o financeiro, quanto por parte da percepção de colaboradores atuantes, que pode por consequência de vagas abertas “inesperadamente”, aumentar o turnover empurrando a empresa a um ciclo vicioso nada favorável.
Agilidade e flexibilidade
A adaptabilidade é hoje uma habilidade que vai além do indivíduo e tem sido aplicada às empresas exigindo que consigam ajustar rapidamente sua força de trabalho para responder às mudanças inerentes do mercado. Em meio a essa evolução constante, o recrutamento contínuo pode ser a resposta para ter um impacto menor na produtividade justamente durante esses períodos de transição.
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Exemplos e principais aplicações do recrutamento contínuo
O recrutamento contínuo envolve um conjunto robusto de estratégias combinadas, ou seja, práticas que ajudam as empresas a atrair talentos proativamente, resultando inclusive, no reforço positivo da marca no mercado entre os candidatos. Vejamos algumas delas a seguir.
Empresas de Tecnologia:
Startups, consultorias e grandes empresas de tecnologia utilizam recrutamento contínuo para atrair talentos em áreas como desenvolvimento de software, ciência de dados e cibersegurança. Uma aplicação comum dessa área é a parceria com instituições educacionais que fornecem a elas uma gama de profissionais altamente qualificados.
O banco Itaú, por exemplo, possui uma parceria com a EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia), que fornece profissionais recém-formados e espaço aos profissionais das empresas para lecionarem nos cursos oferecidos.
Indústria de Serviços:
Também podemos visualizar a estratégia do recrutamento contínuo em ação na aplicação em setores como saúde e hospitalidade, onde há alta demanda e rotatividade. Empresas buscam a participação em eventos grandes da área visando networking para turbinar seu banco de talentos.
O Grupo Globo é um grande exemplo de empresa que promove grandes eventos em parceria com a indústria de serviços visando fornecer serviços de educação, inclusão, tecnologia, música, entre outros, e é claro, manter aquecido o networking de profissionais que circulam entre tantas marcas.
Setor Financeiro:
No setor de finanças não é diferente. Além das citadas acima, a necessidade contínua de profissionais em áreas como análise de risco, compliance e consultoria financeira faz com que os líderes do mercado busquem construir uma comunidade em torno da demanda, estimulando que estejam sempre à procura de profissionais qualificados e interessados em fazer parte da equipe.
Marcas como Nubank, por exemplo, já são cases de sucesso na construção dessas comunidades. A “Nu Community”, comunidade oficial da marca criada há 5 anos, é dona do próprio site dando um lugar para “fãs” da marca e pessoas interessadas no mercado financeiro se conectarem, tirarem dúvidas, darem ideias e sugestões e ficarem por dentro de novidades.
Conheça o Sprint – Solução Harpio para o recrutamento contínuo
Além dos exemplos citados acima, a aplicação do recrutamento contínuo ou recorrente vai além de opções muito custosas e pode sim, ser mais acessível e trazer resultados em médio e curto prazo. Entre elas, destacamos:
Utilize ferramentas de recrutamento
Com o Sprint, um dos modelos de contratação da Harpio, você terá em mãos de forma simples (dashboard altamente intuitivo) e rápida (uma shorlist em apenas 10 dias) informações de valor dos candidatos já validadas, como habilidades e competências técnicas.
E o melhor: gratuitamente! No Sprint, cobramos somente pelas entrevistas realizadas com os profissionais que selecionamos para você.
Mensure e ajuste sua estratégia
Tenha em mente que analisar métricas não é opcional. Mensurar dados como taxa de conversão, eficácia de fontes de candidatos e tempo médio de contratação te dará uma visão ampla.
Assim, você ajusta sua estratégia conforme os resultados forem sendo obtidos. Se sua empresa tem essa dificuldade, a Harpio pode ajudar com a solução Expert proporcionando toda a expertise necessária para um RH verdadeiramente data-driven.
Demonstre cuidado com as pessoas
Um dos grandes diferenciais da nossa consultoria é ter hunters por linha de segmento, o que fortalece uma comunicação aberta, honesta e acessível no que diz respeito às realidades de cada segmento. Por isso, nossa relação com os candidatos é cuidada nos detalhes e sempre de um ponto de vista humanizado. Essa característica pode fazer toda a diferença do recrutamento contínuo de talentos de qualquer empresa.
Fortaleça sua marca empregadora
Além da boa reputação (employer branding) com os candidatos, ser uma empresa-cliente da Harpio na abordagem de recrutamento contínuo ajudará sua empresa a manter uma presença consistente no mercado de talentos, atraindo consequentemente, candidatos talentosos com mais facilidade.
Leia também: Como consultorias reduzem tarefas e aumentam a assertividade do RH
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