Quanto custa contratar errado?

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Sumário

A contratação errada pode trazer custos substanciais para um negócio. Afinal, trazer um colaborador inadequado para a posição impacta, além dos aspectos financeiros diretos, a produtividade, clima na equipe e até a reputação da empresa. Por isso, é fundamental que o processo de recrutamento e seleção seja cuidadosamente planejado e executado para minimizar o risco de contratações equivocadas.

Este conteúdo tem o objetivo de explorar esse tema para ajudar você a evitar este erro e aumentar suas possibilidades de contratar melhor e com mais eficiência. Boa leitura!

Como prejuízos financeiros surgem com contratações erradas

Segundo estudo norte americano, a substituição de um colaborador, quer seja por decisão da empresa ou por pedido espontâneo do profissional,  pode custar entre 30% a 400% do salário anual do funcionário, dependendo do cargo e da experiência. Esse custo inclui: despesas com recrutamento, treinamento, integração e perda de produtividade.

Essa mesma pesquisa, aponta que as empresas norte-americanas gastam anualmente cerca de 1 trilhão de dólares só com funcionários que decidiram pedir demissão! É isso mesmo: esse custo apontado pela pesquisa é apenas dos trabalhadores que resolveram se desligar. Mas o que isso tem a ver com contratações erradas?

Os pedidos de demissão podem estar relacionados às contratações erradas de várias maneiras:

  • Falta de fit cultural: Se um novo funcionário não se encaixa na cultura da empresa, ele pode sentir desconforto no ambiente de trabalho. Isso pode levar a insatisfação e eventualmente pedir desligamento
  • Falta de habilidades e experiência: a contratação de um colaborador que não tenha as habilidades e a experiência adequada para o cargo pode gerar frustração, tanto para o funcionário quanto para a empresa, o que pode resultar em um pedido de demissão.
  • Expectativas não atendidas: Se o papel, responsabilidades, ambiente e cultura de trabalho não forem as mesmas oferecidas e acordadas no processo seletivo, isso pode causar frustração, levando o trabalhador a buscar oportunidades em outro lugar.

 

Quais são os custos da contratação errada

As contratações erradas podem acarretar em custos diretos (aqueles diretamente ligados ao processo de recrutamento e gastos com salários e benefícios) e os indiretos (baixo desempenho, perda de clientes e negócios, erros e retrabalhos, clima negativo na equipe). A seguir, exploramos um pouco mais cada um deles:

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Custos diretos

  • Salário e benefícios: isso inclui o salário do novo funcionário, bem como todos os benefícios oferecidos para o cargo.
  • Treinamento: a empresa pode investir tempo e recursos em treinamento para o novo funcionário, incluindo o onboarding e programas de desenvolvimento específicos para o cargo.
  • Custos de recrutamento: isso inclui todos os custos associados ao processo de recrutamento, como ferramentas e consultorias de recrutamento, gastos de viagens para entrevistas, entre outros.
  • Produtividade do RH: o tempo perdido que seus recrutadores levaram para publicar anúncios de vaga, triar, selecionar e entrevistar candidatos para a vaga
  • Custos de substituição: você pode precisar gastar recursos adicionais para encontrar e contratar um substituto adequado, incluindo custos de recrutamento e treinamento.

Custos indiretos

  • Clima negativo na equipe: a contratação errada pode afetar negativamente o clima e o engajamento da equipe, especialmente se os colegas de trabalho perceberem que o novo funcionário não está contribuindo de forma eficaz ou está causando problemas no ambiente de trabalho.
  • Danos à marca: profissionais em posições inadequadas podem afetar a reputação da empresa entre os funcionários, clientes, fornecedores e stakeholders externos, o que pode abalar a confiança na empresa e em como sua marca é vista no mercado .
  • Perda de tempo da gestão: os gestores podem precisar dedicar tempo e energia consideráveis para lidar com as intercorrências de uma contratação errada.
  • Perda de oportunidades: se a posição é de gestão ou estratégica, a contratação errada pode causar perda de negócios, parcerias ou projetos, especialmente se o novo funcionário não estiver desempenhando o papel de forma eficaz ou estiver causando problemas no ambiente de trabalho.

 

Como evitar contrações erradas

Do alinhamento interno para a publicação da vaga até o progresso pós contratação com um onboarding bem estruturado. Entenda como você pode minimizar os riscos da contratação errada

Defina claramente o perfil do candidato ideal para a vaga 

Antes de iniciar o processo de recrutamento, tenha uma compreensão clara das habilidades, experiências e qualidades necessárias para o cargo.  Isso ajudará a atrair candidatos que atendam aos requisitos da vaga.

Avalie fit com a cultura organizacional

Além das habilidades técnicas necessárias, garanta que os candidatos tenham fit cultura com a empresa. Uma boa adaptação cultural pode resultar em um melhor desempenho e maior satisfação no trabalho.

Conduza entrevistas estruturadas

Conduza entrevistas com perguntas que permitam avaliar as habilidades, experiências e competências dos candidatos de forma objetiva. É importante que seja um conjunto de perguntas consistentes, feitas a todos os profissionais candidatos para garantir que todos sejam avaliados de maneira justa e equitativa.

Realize testes de competência

Realize avaliações técnicas de testes de competência para avaliar as habilidades dos candidatos de forma mais objetiva. Isso pode ajudar a identificar candidatos que realmente possuem as habilidades necessárias para o trabalho.

Seja transparente durante todo o processo

Seja transparente sobre as expectativas do cargo, o ambiente de trabalho, desafios da posição, momento e cultura da empresa. Isso ajudará os candidatos a tomar uma decisão consciente.

Invista em integração

Desenvolva um programa de onboarding abrangente para novos colaboradores, que inclua treinamentos, orientação e suporte para ajudá-los a se adaptar ao ambiente de trabalho.

Solicite feedback

Solicite feedback regularmente aos colaboradores sobre sua experiência com o onboarding e sobre como eles se sentem em relação ao novo ambiente de trabalho. Isso pode ajudar a identificar problemas e a tomar medidas corretivas, se necessário.

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