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- Empresa, Recrutamento e Seleção, Recursos Humanos
Sumário
As inovações tecnológicas estão por toda parte em nosso cotidiano. De pagar uma conta num restaurante até usar o celular para fazer compras que até pouco tempo, eram feitas na loja com o auxílio de um vendedor.
Não é diferente quando falamos de consultorias de recrutamento e seleção. Além das novas automações que eliminam ações repetitivas, na Harpio, a tecnologia atua como meio para que a ação humana especializada possa realizar um recrutamento mais ágil e assertivo.
Neste artigo, vamos explorar quais são as inovações que a Harpio está trazendo para o mercado e como a combinação da tecnologia que atende a expertise dos nossos próprios hunters está proporcionando decisões mais rápidas e reduzindo significativamente tanto os riscos de contratações demoradas e/ou erradas, quanto os custos com turnover.
As inovações tecnológicas no recrutamento e seleção
Inovação e agilidade são os novos mandamentos de qualquer empresa que deseja se beneficiar adotando tecnologias para transformar digitalmente seus negócios.
Antigamente, o recrutamento e a seleção de talentos era administrativo, manual e burocrático, mas agora está ganhando um papel cada vez mais estratégico impactando inclusive, a lucratividade e produtividade das empresas. Vejamos a seguir as 3 tecnologias que a Harpio está incorporando às empresas nesse aspecto:
1. Busca ativa por profissionais realmente qualificados
Sua empresa pode atrair dezenas e até centenas de currículos para as vagas publicadas, mas é bem provável que o volume de inscritos, de fato, aptos para ocupar a posição seja baixa.
Isso acontece porque nem sempre as empresas possuem ferramentas ou profissionais qualificados o suficiente para entender quais são os benefícios, os desafios e as abordagens que atraem os melhores profissionais da área em questão.
Para lidar com esse desafio, a Harpio combina networking e tecnologia para atrair profissionais qualificados de verdade. A primeira consultoria digital do Brasil possui duas ferramentas que norteiam os recrutadores, reduzindo o tempo gasto com a atração e triagem de candidatos, além de refinar a busca por candidatos mais qualificados: O Panorama e o Score.
Com o Panorama, fornecemos uma visão altamente detalhada e organizada da área do profissional desejado com informações como: salário médio, responsabilidades, habilidades, competências, certificações, tendências e muito mais!
Já o Score, mede a complexidade de encontrar o profissional buscado. Ele é o resultado de um cálculo que compara os pré-requisitos da sua vaga com a disponibilidade de profissionais no mercado.
Resumidamente, o Score compara e cruza dados atualizados de mercado como demanda pelo profissional buscado, quantidade de profissionais disponíveis, salário médio, nível de experiência, etc; com as especificações do profissional que a empresa-cliente necessita.
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2. Shortlist comparativa com inteligência de dados
Mais do que currículos e perfis do LinkedIn: fornecemos pareceres que destacam a experiência e certificações dos candidatos de forma detalhada. Assim, os recrutadores podem rapidamente encontrar os diferenciais entre eles e tomar decisões mais rápidas e assertivas.
Os clientes da Harpio acessam suas shortlists dentro de uma plataforma digital. Lá, eles facilmente encontram todos os dados que comprovam a alta aderência dos profissionais selecionados, tais como:
- Pareceres de nossos hunters sobre o perfil destes profissionais;
- Análise comportamental DISC;
- Resultados de avaliações técnicas e teste de personalidade;
- Formação acadêmica;
- Experiência profissional e muito mais;
Tudo isso é apresentado por meio de dashboards intuitivos, de fácil leitura e compreensão, permitindo comparar facilmente os perfis dos candidatos que foram selecionados para a sua vaga.
3. Sprint: solução rápida para vagas recorrentes
Existem diversas razões que podem fazer com que uma empresa precise contratar vários profissionais para uma mesma posição ou que necessitem continuamente de perfis muito similares: crescimento ou expansão da empresa, aumento de demanda, escassez de profissionais, alta rotatividade, entre outros.
Nestes casos, é bem comum que a empresa enfrente, também de forma recorrente, problemas como:
- Riscos operacionais e financeiros: devido a demora para encontrar os profissionais adequados, nos casos de posições estratégicas;
- Custo de recrutamento: despesas associadas ao processo de recrutamento, como ferramentas e custos altos com consultorias tradicionais;
- Perda de tempo da gestão: os gestores, frequentemente, precisam dedicar tempo e energia consideráveis para lidar com as intercorrências das contratações frequentes.
Pensando em reduzir e, em alguns casos, eliminar esses desafios, as empresas encontram na Harpio um modelo de contratação alternativa: o Sprint.
Essa solução disponibiliza perfis profissionais com pareceres comportamentais e técnicos elaborados por nossos Talent-Hunters e as empresas só pagam pelo candidato que escolher.
Isso mesmo: o RH não precisará gastar mais tempo, energia e dinheiro extra com ferramentas e consultorias toda vez que precisar de um profissional com o mesmo perfil. Basta procurar pela nossa solução e configurar a frequência que sua empresa precisará contratar.
Benefícios Harpio para o seu recrutamento e seleção
Incorporar a cultura de dados não é tarefa fácil, apesar de seus benefícios serem visíveis. De acordo com a pesquisa do NewVantage Partners de 2021, apenas 24% das organizações já conseguem, de fato, ter uma realidade baseada em dados. E sim, a Harpio não só é uma delas, como nasceu já com essa expertise.
Transparência do processo e dos dados
A empresa-cliente da Harpio pode acompanhar todo o processo em tempo real, visualizando tudo de forma prática e dinâmica através da nossa plataforma.
Além disso, os dados fornecidos não são apenas coletados, mas validados em entrevistas e testes, proporcionando uma interpretação completa, realista e humanizada dos candidatos.
Employer Branding
Com a internet, candidatos são bombardeados com ofertas a todo momento e a estratégia que está ganhando espaço para lidar com esse desafio é fortalecer a reputação e imagem da marca. Porém, com uma comunicação automática, fria e sem personalização no recrutamento e seleção, a experiência com a marca pode ser comprometida e impactar negativamente a empresa.
Com a Harpio, essa não é uma preocupação. Pelo contrário, fazemos toda a interface com os profissionais, promovendo uma experiência positiva com todos os candidatos, sem exceção, refletindo de forma positiva no employer branding de nossos clientes.
Dashboard de métricas
A plataforma da Harpio disponibiliza indicadores que apontam de forma clara e intuitiva a performance de R&S de uma empresa. Tudo isso para que seja rápido e fácil identificar gargalos na operação e, com nosso apoio, saber onde e como atuar para melhorar a eficiência de qualquer nível de recrutamento.
Fique por dentro das últimas tecnologias em recrutamento acompanhando nosso blog ou agende uma demonstração com nossos especialistas.