Como melhorar a experiência do candidato durante o processo de Recrutamento

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Sumário

O processo de recrutamento inclui várias etapas que diferem de empresa para empresa, mas que envolvem sempre atração, seleção e contratação de profissionais qualificados para uma organização. 

Garantir uma boa experiência tem se tornado um desafio para todos os profissionais de recrutamento e seleção. Neste artigo, vamos explorar sua importância, falar sobre o que é preciso para estabelecer uma experiência positiva do início ao fim do recrutamento e dar dicas práticas para utilizar a tecnologia a seu favor. Boa leitura!

Importância da experiência do candidato

Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review mostrou que empresas que investiram em melhorias significativas na experiência dos candidatos podem aumentar suas receitas em até 50%. Antes de falarmos sobre qualquer parâmetro, é importante destacar que essa experiência se define pelo conjunto de impressões, sentimentos e percepções que o candidato tem sobre uma empresa durante um processo seletivo que começa pela candidatura, passa pela entrevista, feedback e a contratação ou rejeição do mesmo. 

Esta tem sido uma das pautas mais discutidas do segmento por impactar diretamente tanto na imagem e reputação da empresa contratante quanto na motivação dos candidatos a entrar na empresa, isto é, a satisfação dos candidatos tem influenciado até mesmo a qualidade de talentos que são atraídos e retidos pelas organizações. 

Se por um lado uma experiência do candidato positiva pode gerar engajamento, indicações e até mesmo pessoas que defendam a marca, uma má experiência pode gerar insatisfação, desistência e até mesmo reforçar uma imagem negativa de uma empresa no mercado. 

Por isso, é necessário cuidado, alinhamento transparente, uma boa comunicação e, é claro, respeito e empatia por ambas as partes. Além disso, ter em mente que esse processo pode (e deve!) ser otimizado continuamente, pois isto ajuda a avaliar a experiência de forma estratégica, visando aperfeiçoá-la desde seu planejamento até sua execução.

Comunicação clara e frequente durante o processo

Se comunicar de forma clara e frequente em cada etapa do processo pode inclusive ser um diferencial competitivo e trazer candidatos engajados desde o início. Por isso, atente-se a detalhes como:

  • Realização de feedbacks construtivos em cada etapa;
  • Estimular aprendizado durante o processo seletivo;
  • Respostas claras e curto tempo de resposta em comunicações;

 

Uma boa comunicação com o candidato não deve se resumir apenas a e-mails automáticos gerados muitas vezes por inteligência artificial sem nenhum traço de personalização. Pelo contrário, quando candidatos percebem que estão se comunicando com recrutadores que os enxergam enquanto profissionais únicos, a experiência certamente é elevada a outro patamar. 

Ambiente acolhedor e inclusivo nas entrevistas

Para criar um ambiente seguro e acolhedor aos candidatos é preciso buscar quais são as expectativas, necessidades e preferências desses candidatos. Além disso, adotar uma conduta de empatia e respeito mútuos pode amenizar o nervosismo comum presente nas entrevistas. 

Para deixar o candidato à vontade abuse da sua cordialidade. Pergunte como o candidato gosta de ser tratado em relação a pronomes, prepare suas perguntas de forma inclusiva e conheça seu currículo e experiências para uma avaliação e trocas construtivas tanto para ele quanto para você, recrutador. 

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Transparência sobre o cronograma e etapas do recrutamento

A transparência pode ser vista como uma boa ponte de construção de confiança com os candidatos num processo de recrutamento. Trazer uma visão clara do cronograma do processo, fornecer atualizações regulares, informar os critérios de seleção e mantê-los cientes sobre o andamento das etapas são práticas que promovem uma comunicação aberta. Essa postura é capaz de proporcionar um ambiente confortável onde se sintam à vontade para fazer perguntas, dar feedbacks e expressar preocupações.

Outro aspecto que a transparência pode ter um papel fundamental é nas expectativas do cargo. Esclarecer e ser honesto sobre as condições de trabalho, os desafios e oportunidades que serão encontradas na empresa são boas práticas e não abrem brechas para falsas promessas e suposições que não serão viáveis.

Feedback construtivo, mesmo para candidatos não selecionados

Para estabelecer um processo de recrutamento bem sucedido não se limite a fornecer feedback apenas àqueles que foram selecionados. Essa distinção pode atrapalhar a experiência e gerar insatisfações com candidatos que futuramente podem decidir não participar de novos processos. Por isso, oferecer um feedback construtivo para os que não seguiram adiante é importante para fortalecer a imagem da empresa perante o mercado. 

Para isso, aqui vão algumas dicas de como estruturar um feedback construtivo:

  • Esclareça os pontos fortes que foram reconhecidos
  • Pontue oportunidades de desenvolvimento
  • Demonstre compromisso com o crescimento profissional dos candidatos, mesmo que não sejam selecionados
  • Envie links e recursos de aprendizado como artigos ou materiais didáticos que podem ajudá-lo em sua carreira. 

Uso de tecnologia para facilitar o processo de candidatura

O uso de tecnologia da experiência de candidatos está em constante evolução não apenas em relação à comunicação e personalização, mas também na facilitação do processo de candidatura e gestão por parte dos recrutadores. 

Um exemplo disso são algoritmos avançados de inteligências artificiais capazes de analisar um alto volume de dados e currículos e, através de configurações de critérios, trazer os melhores candidatos para o topo da lista destacando habilidades, experiência e formação acadêmica, etc.

Esse tipo de aprendizado de máquina tem revolucionado o mercado de RH fazendo de etapas iniciais como a triagem levarem muito menos tempo acelerando o processo como um todo ao mesmo tempo que identifica os candidatos mais qualificados. 

Apesar dos notáveis avanços da área de recrutamento promovidas por tecnologias, é preciso estar atento a pontos importantes de como se qualificar enquanto recrutador para avaliar e medir o desempenho dessas ferramentas e novas metodologias, como áreas de RH Data Driven e People Analytics. 

Papel das consultorias de recrutamento em otimizar a experiência do candidato

Uma pesquisa da empresa de recrutamento Intera indica que as pessoas buscam mais agilidade na seleção. De acordo com os dados, processos com mais de 30 dias podem ter metade das propostas recusadas, enquanto os que levam menos de 20 dias podem chegar a ter 70% das propostas aceitas.

Essa agilidade é vista principalmente na contratação de consultorias e podem ter um grande impacto na diminuição dos índices de rotatividade e aumentar a retenção de talentos justamente por delegar para uma mão de obra altamente especializada.

Como a Harpio colabora para uma experiência positiva dos candidatos

Com a consultoria da Harpio, além de contar com hunters experientes e toda a tecnologia de ponta mais atualizada do mercado, damos prioridade a construir vínculos humanizados, ou seja, cultivamos conexões sólidas, abraçamos a tecnologia, mas nunca deixamos de tomar decisões com expertise humana.

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