O poder do humano para a eficiência do recrutamento

5 min de leitura

Sumário

A tecnologia não vai substituir o recrutador. Apesar dos avanços tecnológicos que estão cada vez mais presentes no processo de recrutamento e seleção, o papel do profissional de RH é, mais do que nunca, fundamental e insubstituível para a eficiência do recrutamento. Afinal, recrutar envolve não apenas a avaliação de habilidades técnicas, mas também a análise de características comportamentais, valores culturais e adequação ao ambiente de trabalho. Essas nuances são difíceis de serem capturadas por algoritmos ou inteligência artificial.

Nesse artigo, vamos discutir os principais aspectos desse tema. Abordaremos os riscos dos processos seletivos automatizados pela tecnologia e apontaremos algumas vantagens de investir no protagonismo aos profissionais de recrutamento. Boa leitura!

Os riscos da tecnologia no processo de seleção de pessoas

A tecnologia trouxe avanços para a otimização do recrutamento. Afinal, não dá mais para atribuir ao RH  tarefas como ler pilhas de currículos, aplicar testes e compilar os resultados, entre outros. A adoção de ferramentas para reduzir tarefas repetitivas deve ser um caminho sem volta. Mas apesar dos ganhos, é importante considerar alguns riscos e desafios do excesso de automação, principalmente em etapas em que são necessárias a avaliação e validação de informações. Selecionamos alguns a seguir

Viés algorítmico

Os algoritmos podem reproduzir e amplificar preconceitos existentes na nossa estrutura social, levando a discriminação de gênero, raça. idade, entre outros. Exemplo: ele pode aprender a preferir candidatos do sexo masculino para determinadas funções, simplesmente porque a maioria dos candidatos anteriormente contratados para essas posições eram homens. Isso pode resultar em discriminação de gênero, excluindo mulheres qualificadas para as vagas.

Falta de contexto

A tecnologia pode não levar em consideração o contexto específico de cada candidato, como experiências de vida, trajetória profissional e habilidades únicas. Isso pode resultar na exclusão de candidatos qualificados que, talvez, só não tenham correspondido a expectativa exata da máquina. Isso pode te fazer perder inúmeros talentos

Exclusão de candidatos

Algoritmos de recrutamento podem excluir automaticamente candidatos com lacunas no currículo ou experiência em campos não tradicionais, sem considerar as razões por trás dessas circunstâncias. Isso pode limitar a diversidade de perspectivas e habilidades na força de trabalho.

Falta de transparência

Os algoritmos de recrutamento geralmente são pouco transparentes, o que dificulta a compreensão de como as decisões são tomadas. Isso pode gerar insegurança e dificultar a prestação de contas do RH em relação aos processos de seleção.

Algoritmos de correspondência inadequados

Alguns sistemas de rastreamento de candidatos (ATS) usam algoritmos de correspondência para classificar os candidatos com base em palavras-chave ou critérios específicos. No entanto, esses algoritmos nem sempre são precisos e podem resultar na exclusão de candidatos qualificados e até na inclusão de profissionais que não tenham  muito o perfil da vaga e da empresa. Isso pode levar a uma perda de talentos e afetar a eficiência do recrutamento, ao exigir que recrutadores percam muito tempo para selecionar talentos qualificados

Redução do contato humano

Reduzir ou eliminar o contato humano durante o processo seletivo pode afetar negativamente a experiência do candidato e prejudicar a capacidade de avaliar aspectos intangíveis, como habilidades de comunicação, cultura organizacional e ajuste de equipe, por exemplo.

A importância do olhar humano para a eficiência do recrutamento

É bem pouco provável que tenhamos tecnologia disponível para avaliar com profundidade aspectos fundamentais para uma contratação assertiva. Listamos a seguir algumas razões pelas quais o olhar de um profissional de RH é fundamental para a eficácia do recrutamento

Compreensão das necessidades e valores da empresa

Permite que os recrutadores compreendam melhor as necessidades e os valores da empresa, bem como a cultura organizacional. Isso ajuda a garantir que os candidatos selecionados não apenas possuam as habilidades técnicas necessárias, mas também sejam compatíveis com a missão, visão e valores da empresa.

Avaliação mais completa dos candidatos

O profissional especializado leva em consideração não apenas as habilidades técnicas dos candidatos, mas também suas competências comportamentais, motivações, valores e ajuste cultural. Isso resulta em uma avaliação mais abrangente e precisa, aumentando a probabilidade de selecionar os candidatos que são verdadeiramente adequados para a função e para a empresa.

Empatia e conexão pessoal

Os recrutadores podem estabelecer conexões pessoais com os candidatos, demonstrando empatia, interesse genuíno e respeito por suas experiências e aspirações profissionais. Essa conexão  ajuda a engajar os candidatos e a construir relacionamentos mais significativos, o que fortalece a marca empregadora da empresa

Redução do viés algorítmico

Os profissionais de recrutamento estão mais conscientes dos problemas de diversidade e inclusão da nossa sociedade, e como isso pode impactar as tecnologias como machine learning e Inteligência Artificial. E isso colabora para processos de recrutamento e seleção mais inclusivos, garantindo que todos os candidatos sejam avaliados de forma justa e imparcial, independentemente de sua origem, gênero, etnia ou outras características pessoais.

Tomada de decisão baseada na experiência

Embora os dados e as análises sejam importantes no processo de seleção, a experiência dos profissionais de recrutamento desempenham um papel crucial na tomada de decisões finais. Eles podem considerar nuances e contextos que não são facilmente quantificáveis e tomar decisões mais informadas e acertadas.

Como a Harpio alia tecnologia e a expertise humana para eficiência do R&S

A Harpio une o melhor da Inteligência Humana e tecnologia para otimizar o processo de seleção e ajudar a sua empresa a encontrar os melhores talentos. Hunters especialistas assumem as principais etapas do seu processo de recrutamento:  atraimos, selecionamos e entregamos uma shortlist de candidatos aderentes de verdade! E você acompanha todos os detalhes através de uma plataforma intuitiva, com dados detalhados e análises de especialistas para facilitar sua tomada de decisão.

Quer entender como a gente pode ajudar sua empresa? Clique aqui e fale com a gente

Conheça a Harpio

Profissionais qualificados por especialistas para atender a sua necessidade

Encontrar profissionais nunca foi tão fácil

Tenha acesso a plataformas inteligentes com dados reais e soluções personalizadas para você!

Edit Template
Compartilhar
Assuntos Populares
  • Diversidade e inclusão
  • Fit cultural
  • Mercado Financeiro
  • Recrutamento e Seleção
  • Recursos Humanos
  • Tecnologia

Assuntos relacionados

Candidatos qualificados: como atrair os melhores talentos
5 min de leitura
O poder do olhar humano para a eficiência do recrutamento
5 min de leitura
mulher-gerenciando-recrutamento-selecao
Funil de recrutamento: o que é, quais as etapas e como medir a eficiência do seu R&S
6 min de leitura

Quer receber conteúdos incríveis?

Assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

© 2020 – 2023 | Harpio Recursos Humanos Especializados Ltda.

Inscrição confirmada

Agora você receberá todas as novidades em primeiro lugar!