Menu
4 min de leitura
- |
- |
- Empresa, Recrutamento e Seleção, Recursos Humanos
Sumário
A primeira e mais importante etapa ao abrir um processo seletivo é entender o perfil que deve ser buscado. E para isso um alinhamento bem feito do perfil da vaga pode não apenas facilitar o trabalho de recrutamento e seleção, mas dar ao recrutador informações valiosas sobre como identificar o candidato ideal para a posição.
Nesse conteúdo, vamos trazer o passo a passo para o seu próximo alinhamento de perfil ser um sucesso. Boa leitura!
O que é e como fazer o alinhamento de vaga?
Também chamado de briefing, o alinhamento da vaga é uma responsabilidade em dupla, feito em conjunto entre o gestor que necessita da posição em sua equipe e o recrutador. Confira a seguir o que reunimos para te ajudar nesse desafio.
1.Dados de mercado
Antes de qualquer ação, é fundamental ter informações sobre o cargo em si, ou seja, qual a média de salário praticada atualmente do mercado, demanda da área e competitividade.
Pensando em gerar insights para os recrutadores, a Harpio conta com ferramentas como o Score e o Panorama. Ambos são funcionalidades da plataforma que analisam e mostram exatamente o que você precisa: dados atualizados de mercado de forma clara e intuitiva como dados estatísticos de faixa salarial, principais competências e estudos de oferta e demanda da área do profissional buscado. Saiba mais aqui.
2. Entendimento do cargo
Tendo os dados do mercado em mãos, torna-se muito mais fácil o entendimento tanto da necessidade do cargo quanto do que será necessário para atendê-la. Nesta etapa, é fundamental investigar o máximo possível sobre as responsabilidades e expectativas da função dentro da sua empresa.
Afinal, uma contratação errada pode custar além dos aspectos financeiros diretos, a produtividade, clima na equipe e até a reputação da empresa.
3. Definição de competências
Nessa parte, os gestores da vaga podem e devem munir os recrutadores com quais as habilidades técnicas e comportamentais são indispensáveis e desejáveis para ocupar a função em aberto.
Também é interessante analisar os pontos positivos e negativos do profissional que estava exercendo a posição, caso seja uma reposição. Caso seja uma nova, tenha em mente quais os problemas que esse profissional terá de resolver.
Conheça a Harpio
Profissionais qualificados por especialistas para atender a sua necessidade
Encontrar profissionais nunca foi tão fácil
Tenha acesso a plataformas inteligentes com dados reais e soluções personalizadas para você!
4. Análise de cultura organizacional
Essa análise se faz através do fit cultural, que é o alinhamento entre os valores, crenças e comportamentos de um funcionário com a cultura organizacional da empresa. Esse ponto pode ser decisivo inclusive na redução do turnover.
Os colaboradores que se sentem alinhados com a cultura da empresa tendem a permanecer na organização por um longo período. Afinal, esta conexão permite que os funcionários se sintam mais confortáveis e conectados com seus colegas, valores e missão da empresa, o que reduz a probabilidade de que busquem novas oportunidades em outros lugares.
5. Definição de soft skiils
Em paralelo ao item anterior, avalie quais são as habilidades comportamentais que mais se alinham com a cultura da empresa de acordo com o cenário que a área em questão exige.
Por exemplo, uma empresa que valoriza a inovação, faz sentido que se busque candidatos que sejam proativos, adaptáveis e excelentes comunicadores. Por outro lado, uma empresa que valoriza a colaboração pode buscar candidatos que demonstrem fortes habilidades de empatia e trabalho em equipe.
Alguns exemplos de soft skills
- Comunicação: A capacidade de transmitir informações de forma clara e eficaz.
- Empatia: A habilidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros.
- Trabalho em equipe: A capacidade de trabalhar bem com outros para alcançar objetivos comuns.
- Adaptabilidade: A capacidade de ajustar-se a novas condições e desafios.
- Resolução de conflitos: A habilidade de resolver disputas de maneira eficaz e construtiva.
6. Reunião com gestores
Por fim, e não menos importante, depois de buscar, avaliar e reunir todas essas informações, certifique-se que o gestor esteja de acordo com o briefing final e se há algum aspecto que precise de refinamento ou ajuste. Uma boa comunicação com o gestor nessa etapa pode evitar perda de tempo mais a frente com candidatos que não estão alinhados com a vaga ou com a cultura da empresa.
Consequências de um alinhamento de perfil mal feito
Os impactos de um alinhamento equivocado ou poucas informações podem gerar problemas tanto na organização em si como na produtividade da equipe que irá receber o novo funcionário. Portanto, investir nessa primeira etapa do recrutamento certamente trará mais eficiência a longo prazo, garantindo que o candidato possa contribuir de imediato para o crescimento dele e da empresa.
Além disso, não contar com um alinhamento bem feito é um risco que pode levar a custos adicionais com a demora para encontrar o profissional ideal trazendo candidatos desalinhados tornando o processo muito mais longo do que necessário e desgastante para todos os envolvidos.
Conte com a Harpio para encontrar talentos em menos tempo e maior assertividade
Com a Harpio, sua empresatem a garantia de que seus briefings de vaga serão conduzidos de forma eficaz. Aqui, combimaos tecnologia e a expertise de headhunter especializados para que você encontre o profissional ideal investindo até 10 vezes menos do que gastaria com consultorias tradicionais. Fale com nossos especialistas e conheça os modelos de contratação que mais se adequam à sua necessidade de recrutamento.