Recrutamento de candidatos passivos: obtenha 5 vezes mais chances de encontrar talentos de alto nível

5 min de leitura

Sumário

Na correria do dia a dia dos processos de recrutamento e seleção é comum utilizar os mesmos métodos, ferramentas e práticas para encontrar os candidatos certos: publicar a vaga em um job board, atrair inscrições de profissionais interessados, triar, agendar entrevistas… O problema é que este processo nem sempre é a garantia de que você vai encontrar o candidato ideal. Afinal, sua vaga pode ser bem técnica e específica e, alcançar somente os profissionais que estão ativamente procurando por um novo emprego, pode não trazer as competências técnicas e fit cultural que sua empresa precisa.

O mercado não é composto somente por candidatos ativos: profissionais que estão procurando emprego. Há uma gama grande de talentos empregados, mas que podem estar abertos a boas oportunidades. E é este perfil que chamamos de candidatos passivos: um profissional que pode estar bem e estável no seu emprego atual, mas que não recusaria uma proposta que ofereça boas oportunidades de desenvolvimento, melhores benefícios e mais qualidade de vida, por exemplo. 

Segundo especialistas, investir no recrutamento de candidatos passivos pode aumentar em até cinco vezes a chance de encontrar talentos de alto nível: profissionais de alta performance e que trazem excelentes resultados para as empresas que os contratam. Quer saber mais sobre este tipo de recrutamento e entender como atrair profissionais de alto nível? Então siga a leitura!

Vantagens do recrutamento de candidatos passivos

O recrutamento de candidatos passivos é uma estratégia de aquisição de talentos que pode trazer inúmeras vantagens para a sua empresa. Entenda cada uma delas a seguir.

Acesso a talentos excepcionais

Candidatos passivos muitas vezes já estão empregados e, muitas vezes, são profissionais altamente qualificados e experientes que podem trazer habilidades e perspectivas valiosas para você e sua empresa.

Redução do tempo de contratação

Pode ser mais rápido preencher uma vaga com um candidato passivo do que com um candidato ativo.  Afinal,  a busca por candidatos ativos vai exigir tempo e esforço para a publicação de vaga, triagem com os inscritos, aplicação testes e avaliações, além das entrevistas. 

Maior probabilidade de ajuste cultural

É comum que candidatos passivos tenham atuado em segmentos e posições similares ao da vaga aberta. Ou seja: o profissional já reúne competências técnicas e comportamentais que podem ser facilmente adaptadas à realidade da sua empresa.

Etapas do processo de recrutamento de candidatos passivos

O processo de recrutamento de candidatos passivos é bem diferente da dos profissionais que estão à procura de um emprego. Confira a seguir quais são as etapas deste tipo de recrutamento  

Identifique de talentos na sua rede de contatos

Utilize networking para encontrar candidatos qualificados. Recursos como redes sociais profissionais, eventos e referências para identificar profissionais talentosos que estejam empregados são fundamentais. Pesquisa de mercado e análise de concorrentes também podem ser úteis nessa fase.

Faça uma abordagem estratégica

Ao entrar em contato com os candidatos, é essencial adotar uma abordagem personalizada e estratégica, com o objetivo de engajar o profissional. Demonstre interesse genuíno pela função e área de atuação e destaque como eles podem contribuir para a sua empresa de maneira significativa.

Conheça a Harpio

Profissionais qualificados por especialistas para atender a sua necessidade

Encontrar profissionais nunca foi tão fácil

Tenha acesso a plataformas inteligentes com dados reais e soluções personalizadas para você!

Edit Template

Invista na construção de relacionamentos

É importante estabelecer relacionamentos duradouros com os profissionais. Mantenha contato de forma consistente, oferecendo insights sobre o mercado ou oportunidades de desenvolvimento profissional.

Apresente oportunidades atraentes

Conheça o profissional para apresentar a oportunidade de trabalho destacando os aspectos mais atraentes da posição. Isso pode incluir desafios interessantes, oportunidades de crescimento e benefícios exclusivos.

Desenvolva um processo de seleção customizado

Candidatos passivos podem ter exigências específicas ou preocupações sobre mudar de emprego. Por isso é importante ser flexível e adaptar o processo seletivo para acolher as necessidades e preocupações do profissional.

Dicas para o sucesso no recrutamento de candidatos passivos

Seja Proativo

Não fique esperando que bons profissionais cheguem até você. Faça constantes buscas por talentos e mantenha um banco de dados atualizado de profissionais passivos que você identificou.

Invista em relacionamentos

O recrutamento de candidatos passivos requer um investimento de tempo e esforço para construir relacionamentos significativos. É importante investir neste processo a longo prazo. Crie rotinas, invista em conteúdos e em réguas de comunicação para manter talentos engajados.

Seja Autêntico

Abordagens genéricas ou excessivamente comerciais podem gerar desconfiança. Ao entrar em contato com candidatos passivos, seja autêntico e genuíno em suas interações para construir confiança e credibilidade.

Dê e peça feedbacks

Sempre dê feedbacks para os candidatos. Mas não só isso: peça que os candidatos avaliem o processo seletivo, mesmo os que não resultaram em uma contratação imediata. Isso pode fornecer insights valiosos sobre a percepção da sua empresa como empregadora e áreas de melhoria no processo de recrutamento.

Conte com a Harpio para encontrar os talentos certos para você

O recrutamento de candidatos passivos requer estratégias e capacidade de operação que nem sempre podem ser conduzidas pelo RH da sua empresa. Por isso, pode ser essencial contar com a Harpio para conduzir o recrutamento especializado da sua empresa. 

A Harpio é uma consultoria digital de recrutamento especializado que combina tecnologia e a experiência de talent-hunters. Aqui, recrutadores especializados em  verticais de negócio buscam por candidatos passivos e ativos, assumindo as principais etapas do seu processo seletivo. E você acompanha tudo através de uma plataforma digital intuitiva, que facilita sua tomada de decisão. Saiba mais em harpio.com.br

Compartilhar
Assuntos Populares
  • Diversidade e inclusão
  • Fit cultural
  • Mercado Financeiro
  • Recrutamento e Seleção
  • Recursos Humanos
  • Tecnologia

Assuntos relacionados

Quanto custa contratar errado?
5 min de leitura
Employer Branding: como ser a empresa que todo mundo quer trabalhar
5 min de leitura
Por que sua empresa precisa de um headhunter
4 min de leitura

Quer receber conteúdos incríveis?

Assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

© 2020 – 2023 | Harpio Recursos Humanos Especializados Ltda.

Inscrição confirmada

Agora você receberá todas as novidades em primeiro lugar!