Turnover: Impactos e Solução
Turnover é um índice que mede a rotatividade dos colaboradores. Ou seja, a quantidade de profissionais que deixam uma empresa em um determinado período e precisam ser substituídos. É considerado um dos indicadores-chave de desempenho mais importantes não só para o RH, mas para toda a companhia.
Neste artigo, vamos observar os Impactos do Turnover nas empresas, e veremos soluções práticas para reduzir este índice.
Como identificar e medir o Turnover?
Constantemente, pessoas são contratadas e demitidas nas organizações. Essa movimentação é conhecida como turnover e sempre resulta em um custo adicional para as empresas. Isso porque ela envolve gastos com novos processos de recrutamento, seleção e treinamento.
Há, também, casos em que os colaboradores levam consigo alguns dos clientes, deixando a companhia em desvantagem. Por essa razão, é preciso saber como reduzir essa taxa e garantir melhores resultados no futuro.
Essa taxa de rotatividade é saudável até certo ponto. Porém, altas taxas indicam problemas, que podem estar relacionados à má administração, falta de infraestrutura, remuneração abaixo da média e baixa motivação profissional.
Veja, agora, como o cálculo é feito: Turnover (em %) = funcionários que saíram da empresa / total de funcionários no mesmo período x 100. Agora, imagine que a empresa ABC Distribuidora contou com 200 funcionários em todo o ano de 2019, de janeiro a dezembro. Nesse mesmo prazo, foram constatados 30 desligamentos.
Ao aplicar a fórmula já descrita, será possível identificar uma rotatividade de 15%. Uma grande dúvida é sobre a taxa de turnover ideal, que pode variar de acordo com o segmento de cada empresa e sua política de retenção de talentos. Ainda assim, é comum ler livros e artigos que afirmam que o percentual ideal seja em torno de 5%, nada além.
Tipos de Turnover
Como o Turnover é um indicativo, existem vários tipos e com variáveis das mais diversas. Vamos ver agora quais são alguns tipos de Turnovers que ocorrem nas organizações.
Turnover disfuncional
Esse é o mais grave para as empresas. Ele acontece quando um profissional importante pede o desligamento.
Isso deixa evidente os erros na estratégia de retenção de talentos da empresa. Além disso, gera uma queda acentuada no desempenho, já que o profissional é muito importante para a empresa.
Afinal, nem sempre será possível que sua vaga seja resposta ao mesmo nível rapidamente.
Turnover funcional
Esse é o melhor tipo de turnover. O turnover funcional acontece quando um colaborador com mau desempenho pede desligamento da empresa. Assim, isso ajuda a renovar equipes de trabalho com profissionais mais motivados.
Por outro lado, também diminui os custos para a empresa, já que a solicitação do desligamento parte do profissional.
Turnover voluntário
O turnover voluntário acontece principalmente com profissionais mais jovens. Ele se caracteriza quando um talento da empresa pede o desligamento para assumir um cargo mais atraente em outra organização.
Isso evidencia que a empresa precisa melhorar a sua proposta de trabalho e o seu plano de carreira para aumentar as chances de reter talentos.
Turnover involuntário
O turnover involuntário é quando a empresa decide demitir funcionários. Isso pode acontecer pelos mais diversos motivos: reestruturação da empresa, mau desempenho profissional, entre outros. Neste caso, a empresa arcaria com todos os custos da demissão dos profissionais.
Vemos esse turnover acontecer, infelizmente, em cenários de crise, onde a empresa passa por uma situação de corte de gastos.
Prejuízos do alto índice de Turnover
Como vimos antes, a saída de funcionários até em determinado volume, é compreensível. Os colaboradores se aposentam, mudam para outra cidade ou, em certos casos, abrem a própria empresa. Esse tipo de turnover pode ser considerado benéfico para a organização, pois renova o time, trazendo ideias e perspectivas ainda desconhecidas.
Em contrapartida, a alta rotatividade prejudica os objetivos de qualquer organização, mesmo as sólidas e de maior porte. Substituir um colaborador custa duas vezes o seu salário. Além disso, sempre que um funcionário deixa a empresa, é esperado que a produtividade do time caia, devido à curva de aprendizado do novato para compreender o trabalho e a organização. De modo geral, os principais problemas associados ao assunto são:
- perda de talentos para a concorrência;
- sobrecarga de trabalho para os profissionais que ficam;
- desassossego do clima organizacional — o que pode gerar conflitos;
- elevado custo com rescisões e novas contratações;
- envilecimento da marca empregadora;
- perda de competitividade no mercado.
Como vimos, o turnover resulta em custos significativos. Por tudo isso, não só o RH, mas a companhia de um modo geral deve se preocupar com esse indicador. Todos, especialmente os líderes, devem se comprometer com a redução do turnover.
Como conter os altos índices de Turnover?
Até aqui nós apresentamos o indicador, suas variáveis, seus prejuízos e como medi-lo. Agora falaremos sobre soluções práticas para reduzir o Turnover na sua empresa.
Como já dito, conter esse índice é uma responsabilidade da organização como um todo e nem só do setor de Rh. As soluções para esse problema também se estendem a toda a corporação, todavia, o processo de R&S tem papel fundamental nessa contenção.
A Harpio vive uma nova fase após o início da Campanha “Enxergamos Mais que Talentos”. Entendemos que, na maior parte dos casos, o Turnover está ligado aos propósitos do colaborador, e isso incentivou uma mudança na forma de ir ao mercado para recrutar e selecionar pessoas.
A contenção do Turnover começa quando Recrutamos e Selecionamos as Pessoas com os mesmos propósitos que a organização. Quando unimos propósitos, além de talentos, conseguimos ter uma equipe engajada e produtiva, e não só talentosa. Ter as pessoas certas ajudará as organizações a se manterem estruturadas por mais tempo.
Então, se sua empresa está lutando contra esse indicador, contrate agora os serviços da Harpio. Tenha um processo de Recrutamento e Seleção com foco em propósitos e não só em talentos. Cadastre-se no nosso site agora mesmo.
https://harpio.com.br/empresa/
Fonte: https://www.kenoby.com/blog/turnover