Transformação digital no RH: como as tecnologias digitais estão transformando o RH

3 min de leitura

Sumário

A transformação digital é um tema cada vez mais importante em todos os setores da economia, inclusive quando se fala em gestão de pessoas.

O uso da tecnologia na transformação digital em recursos humanos aumentou significativamente nos últimos anos, trazendo o aumento da eficiência do processo, e tendo isso em vista, as empresas já estão usando softwares e ferramentas digitais para automatizar tarefas repetitivas e burocráticas como organizar currículos, agendar entrevistas e gerenciar benefícios.

Dessa forma, o RH pode economizar tempo e focar em atividades mais estratégicas, como desenvolvimento de talentos e gestão da cultura organizacional.

Outro ponto interessante é que a transformação digital tornou a seleção de candidatos mais precisa. Por exemplo, o software de triagem de currículos pode analisar rapidamente grandes quantidades de informações para identificar candidatos com as habilidades e experiência necessárias para vagas de emprego relevantes.

Isso aumenta suas chances de encontrar o melhor candidato para a vaga e reduz o tempo e os custos envolvidos no processo de contratação e seleção.

Melhoria na comunicação interna

Outro benefício da transformação digital no RH é a melhoria da comunicação interna. As ferramentas digitais permitem que as informações sejam compartilhadas de forma mais rápida e eficiente, garantindo que todos os colaboradores estejam alinhados com os objetivos organizacionais. Por exemplo, as plataformas de permitem a troca de mensagens e arquivos em tempo real, facilitando a colaboração e o trabalho em equipe.

Construção da cultura corporativa transparente

A transformação digital também pode ajudar a construir uma cultura corporativa mais aberta e transparente. Por exemplo, os funcionários podem trocar opiniões e ideias com mais facilidade por meio de uma rede social em toda a empresa, que promove um diálogo aberto e construtivo entre diferentes áreas da empresa.

Isso melhora a cultura organizacional e aumenta a motivação e o engajamento dos funcionários.

Conheça a Harpio

Profissionais qualificados por especialistas para atender a sua necessidade

Encontrar profissionais nunca foi tão fácil

Tenha acesso a plataformas inteligentes com dados reais e soluções personalizadas para você!

Desenvolvimento de talentos

Outra área na qual a transformação digital teve um grande impacto é o desenvolvimento de talentos. As empresas estão usando plataformas digitais para fornecer treinamentos e certificações online, permitindo que os funcionários desenvolvam novas habilidades e competências de maneira mais flexível e acessível.

Além disso, ferramentas de avaliação de desempenho que usam inteligência artificial para analisar dados e identificar áreas de melhoria ajudam os funcionários a crescer profissionalmente e atingir seus objetivos de carreira.

Finalmente, a transformação digital torna o trabalho mais flexível. Com o auxílio de ferramentas de comunicação online e trabalho remoto, os colaboradores podem realizar atividades de qualquer lugar sem precisar estar no escritório, e isso beneficia as empresas, que economizam infraestrutura e oferecem um ambiente de trabalho mais flexível e inclusivo.

Compartilhar
Assuntos Populares
  • Empresa
  • Recrutamento e Seleção
  • Recursos Humanos

Assuntos relacionados

Employer Branding: como ser a empresa que todo mundo quer trabalhar
5 min de leitura
Por que sua empresa precisa de um headhunter
4 min de leitura
As competências essenciais para recrutar um especialista em finanças
4 min de leitura

Quer receber conteúdos incríveis?

Assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

© 2020 – 2023 | Harpio Recursos Humanos Especializados Ltda.

Inscrição confirmada

Agora você receberá todas as novidades em primeiro lugar!