RPO: saiba por que usar Recruitment Process Outsourcing na sua empresa

Recruitment Process Outsourcing, RPO
7 minutos para ler

Uma metodologia pouco difundida na América Latina — apenas 2%, comparada à Europa, 65% —, o Recruitment Process Outsourcing (RPO) tem se mostrado um grande aliado na busca pela excelência do recrutamento e seleção das empresas.

A valorização crescente da cultura organizacional com o intuito de solidificar a marca empregadora das corporações exige que o setor de RH seja cada vez mais eficiente na busca por talentos.

Essa exigência do mercado demanda planejamento estratégico e maior tempo de execução do processo, o que pode comprometer as demais atividades dessa área tão fundamental nos tempos atuais: o Recursos Humanos.

Neste texto, vamos abordar de forma detalhada sobre o RPO, sua importância e benefícios para as empresas e como contratar essa solução para atingir o sucesso na seleção de novos talentos. Confira!

O que é RPO?

O Recruitment Process Outsourcing é um termo em inglês que significa “terceirização de processos de recrutamento”. Como o próprio nome diz é um processo que terceiriza a contratação de novos talentos para a empresa.

Essa busca pelo perfil ideal é feita por uma consultoria especializada que, ao ser contratada, designará para a empresa-cliente um consultor com conhecimentos específicos na área de recrutamento e seleção, responsável por oferecer suporte ao gestor de RH com a finalidade de recrutar o perfil mais adequado a cada vaga.

Como funciona o RPO?

No cenário atual, uma grande parte das empresas contrata agências que serão responsáveis pelo recrutamento, pagando preços altos por serviços que nem sempre são de qualidade.

Com o RPO, o consultor permanecerá instalado na sede do contratante e será capaz de filtrar todas as informações necessárias relativas à cultura organizacional e ao estilo de trabalho da empresa. Dessa forma a probabilidade de contratação eficiente aumenta consideravelmente, além da redução do tempo de início e fim do processo.

Para complementar toda a eficácia dessa metodologia, o consultor não trabalhará sozinho. Na sede da contratada, pelo menos, três outros headhunters darão todo o suporte necessário. Esses profissionais são chamados de pesquisadores que, de acordo com as informações passadas pelo consultor alocado, farão as abordagens e indicações dos melhores perfis para o preenchimento da vaga.

Quais são os tipos de Recruitment Process Outsourcing?

O cliente pode contratar o RPO de duas formas:

  • RPO full (total) é quando a empresa contrata o serviço para realizar o recrutamento e seleção de todas as vagas disponíveis na organização;
  • RPO Parcial é o processo de R&S em alguma área específica ou projeto existente, a fim de sanar uma demanda urgente ou temporária.

A personalização dessa solução é uma grande vantagem, pois ela será moldada para satisfazer as necessidades do contratante, não importando se ele é de pequeno, médio ou grande porte, startup ou até mesmo uma empresa que ainda será inaugurada.

A principal função do RPO é auxiliar a equipe de Recursos Humanos a encontrar o profissional com fit cultural, de forma que ele se estabeleça na empresa e atue de forma engajada e produtiva.

Quais são os benefícios do RPO?

Uma solução de qualidade como o RPO é capaz de fornecer inúmeros benefícios para a empresa. Vamos listar alguns dos mais importantes para que não haja dúvida ao contratar esse serviço!

Qualidade superior nas contratações

Quando o consultor trabalha dentro da organização, ele vivencia a cultura organizacional no dia a dia e está muito mais próximo dos gestores e do RH. Esse convívio favorece muito a precisão no momento de preencher as vagas. Além disso, esse consultor é especialista em aquisição de talentos e marca empregadora.

Redução de custos

O investimento não é por vaga fechada, mas por profissional colocado. Portanto a empresa vai pagar um determinado valor mensal, recorrente e previsível, de acordo com o tipo de contrato. A relação custo-benefício a longo prazo é fundamental para a continuidade do processo.

Não se pode esquecer que contratações eficientes reduzem a rotatividade e todos os transtornos financeiros e psicológicos que ela causa internamente.

Modelo gradativo

Com uma consultoria personalizada, o RPO é capaz de se adaptar a todo tipo de situação que se apresentar na empresa, seja expansão, criação de um novo setor ou até mesmo se a empresa precisar interromper contratações.

A flexibilidade que o RPO propõe não interfere no valor acordado em contrato, portanto o cliente não pagará nada a mais ou menos caso essas mudanças aconteçam.

Redução no tempo das contratações

Com a atuação interna na corporação fica mais fácil o consultor desenhar o perfil ideal para a contratação. Com isso, as chances de ele encontrar talentos com fit cultural aumentam, proporcionando maior agilidade nas etapas, sem perder a eficiência.

Banco de talentos

Os melhores profissionais convocados estarão com seu cadastro ativo em um banco de dados. Mesmo que não sejam contratados para a vaga naquele momento, serão chamados para oportunidades futuras.

Processos regulamentados de acordo com as leis

Por serem especialistas em leis trabalhistas, o RPO manterá os registros detalhados do processo, além do mapeamento de todas as etapas que estarão disponíveis para futuras auditorias.

Melhoria da marca empregadora

Ao produzir melhores experiências aos candidatos e contratar os perfis mais adequados à cultura organizacional, a marca empregadora é fortalecida e essa informação se propaga entre profissionais do mercado e demais empresas.

Antecipação das necessidades do cliente

Ao atuar internamente e acompanhar o dia a dia da corporação, o consultor é capaz de alertar a liderança quanto à necessidade de um perfil para determinada equipe, favorecendo decisões estratégicas do RH.

Mas não é somente a empresa que se beneficia com o RPO, os colaboradores são favorecidos da seguinte forma:

  • ao contratar profissionais com fit cultural, o engajamento é uma consequência positiva, pois eles se identificam com a empresa e se empenham em dar o seu melhor para o sucesso corporativo;
  • a seleção não se resume em habilidades técnicas, mas principalmente características psicológicas compatíveis; esse cuidado é adequado para criar equipes coesas e comprometidas, aptas a desenvolverem os talentos nela inseridos;
  • o clima organizacional também será beneficiado com o RPO, pois quando o profissional certo está na vaga correta e é capaz de agregar conhecimento, ele se sentirá motivado e, consequentemente, terá um bom relacionamento com toda a equipe e demais colaboradores.

Nada como trabalhar com prazer em uma empresa que você se sente parte dela!

Como a Harpio pode ajudar minha empresa?

Se você deseja contratar uma consultoria capaz de transformar digitalmente o processo de recrutamento e seleção por meio do RPO, a Harpio tem know-how e consultores qualificados capazes de otimizar as técnicas com uma metodologia própria e o objetivo de alcançar as metas estratégicas da organização.

Vivenciando a cultura organizacional, a consultoria instalada no cliente será capaz de alinhar os objetivos corporativos ao perfil dos candidatos, buscando sempre os melhores talentos para a composição do time.

Além de proporcionar métricas de avaliação do sucesso da metodologia, a Harpio disponibiliza o que há de melhor em ferramentas de recrutamento e seleção, para garantir a melhor experiência possível aos candidatos e à organização.

Se você se interessou e quer saber mais sobre o que o Recruitment Process Outsourcing pode fazer pela sua empresa, entre em contato conosco e teremos a solução exata para a sua organização.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-