RH digital e sua importância para a gestão estratégica de talentos

Utilizando o RH digital
7 minutos para ler

O quão eficazes têm sido os processos de recrutamento e seleção de talentos em sua organização? Existem vários fatores que podem influenciar uma resposta satisfatória, mas neste artigo queremos falar de um dos mais relevantes da atualidade: o RH digital.

A transformação digital tornou-se um imperativo para as organizações na atualidade. Uma pesquisa da Harvard Business Review apontou que 87% dos líderes entrevistados têm colocado a digitalização como prioridade máxima.

Se essa necessidade ainda não se tornou latente em sua empresa, vamos mostrar neste texto como a transformação digital pode impactar a forma de atrair e reter talentos.

Afinal, o que é o RH digital?

A área de recursos humanos se acostumou, por décadas, com rotinas envolvendo papeladas, planilhas, análise de currículos e categorização de documentos. Processos majoritariamente manuais que conferiram ao setor um aspecto pouco fluido e, por muitas vezes, pouco eficaz.

Mas o momento é de transformação e, assim como outras áreas das organizações têm abraçado o digital, o RH pode encontrar na tecnologia uma grande aliada na obtenção de resultados.

Entretanto, falar de RH digital não se limita ao uso de novas tecnologias como plataformas digitais e inteligência artificial.

Indo além da materialidade, trata-se de uma mudança de mindset, em que os profissionais de RH percebem como o digital pode ser integrado e bem aproveitado em toda a rotina.

É uma mudança de perspectiva que tem revolucionado a forma de atuação desse setor e impactado toda a cultura da empresa de forma positiva.

Quais as vantagens de se investir nesse processo?

A tendência da transformação digital no RH é justificada pelos resultados mostrados em diversos âmbitos. Separamos três vantagens que empresas que adotaram o RH digital têm experimentado.

Divulgar a marca empregadora

Recrutar talentos é uma das atividades que logo vêm à mente quando falamos de RH. Essa missão não trata apenas de encontrar pessoas para preencher vagas em aberto, mas descobrir os melhores talentos para colaborar com a empresa e trabalhar estratégias para a manutenção da satisfação deles.

Assim, o RH digital passa a trabalhar o Employer Branding, que é o desenvolvimento de uma marca sólida em termos de cultura, valores e alinhamento com o digital. Isso passa a atrair talentos de forma orgânica e obter valorização no mercado.

Automatizar e otimizar processos

Um RH ágil tornou-se um dos principais alvos da gestão dessa área. Uma pesquisa da Deloitte mostrou que, nesse novo momento, o RH passou de uma área de suporte e entrega de serviços para o setor que lidera a transformação digital dentro da empresa.

Para conseguir atuar de forma tão intensa e estratégica, é preciso otimizar os processos tradicionais que tanto tomavam tempo.

A automação se tornou fundamental para o RH digital, deixando para as ferramentas tecnológicas o papel de coletar e interpretar dados, centralizar informações e atuar com agilidade.

Plataformas que usam inteligência artificial atualmente conseguem receber e interpretar currículos e coletar respostas de entrevistas, selecionando as habilidades e encaminhando os candidatos com perfil desejado para as etapas finais do processo seletivo.

Tomar melhores decisões

Todas as transformações que envolvem o RH digital têm como principal objetivo a tomada de melhores decisões.

O processo de Talent Acquisition tem sido repaginado por meio de estratégias e ferramentas, como o People Analytics. Essa tecnologia utiliza dados sobre o perfil dos colaboradores com melhor desempenho e aderência à cultura da empresa para criar arquétipos.

É a partir desses perfis ideais que novos talentos são buscados, indo além das competências básicas e alcançando um match cultural com a empresa, de forma muito mais acelerada e com mais precisão.

Como digitalizar o RH da minha empresa?

Ao perceber o potencial do RH digital, você certamente quer saber se existe algum passo a passo para iniciar esse processo de transformação. Vamos mostrar quais ações são fundamentais nessa jornada.

Implementação de um ATS

Contar com um Applicant Tracking System (ATS) é a primeira etapa para investir em uma gestão de RH digitalizada. Esse sistema é o responsável por gerenciar o processo de recrutamento e seleção de forma tecnológica e estratégica.

A inteligência artificial que atua no ATS vai permitir a atração de candidatos, o registro deles na plataforma e a análise otimizada dos currículos.

O ATS possibilita a padronização do processo, a redução de etapas operacionais e de recursos usados, já que a eficiência e agilidade garante uma seleção mais rápida.

Mapeamento dos processos

O segundo passo é o mapeamento de como os processos de recrutamento têm sido executados na organização. A partir disso, será possível pensar em melhorias para alinhar o processo às tendências do RH digital.

A fase de mapeamento pode identificar gaps na visão da liderança, mostrando o que precisa ser transformado em termos de práticas e estratégias.

Mudança de mindset

Por fim, a mudança de mindset por parte da liderança do setor de recursos humanos deve se tornar central em todo o processo de transformação para um RH digitalizado.

Como já falamos, o RH será responsável por liderar essa transformação em toda a empresa e, por isso, é necessário fomentar uma cultura do digital.

Não basta apenas inserir tecnologias no contexto de trabalho, mas, sim, gerar uma profunda e ampla conscientização das vantagens que a transformação digital trará para a organização.

Como a Harpio pode colaborar?

A Harpio tem atuado em parceria com empresas que percebem a necessidade de implementação de um RH digital. Por isso, desenvolvemos algumas estratégias para auxiliar os gestores de RH.

Harpio Academia

Com a Harpio Academia queremos direcionar e capacitar os profissionais de recursos humanos no processo de transformação digital em suas organizações. Afinal, sabemos que tudo é muito recente e que muitos profissionais ainda estão se habituando às novidades.

Por meio de nosso Treinamento e certificação para digitalização de processos na área de Recursos Humanos apresentamos o contexto tecnológico atual, quais são as ferramentas disponibilizadas para o setor de RH e como tirar o melhor proveito delas.

Consultoria de recrutamento

Na Consultoria estratégica de recrutamento da Harpio sua empresa vai contar com a assessoria de profissionais especializados e com as melhores ferramentas do mercado para a condução do processo seletivo.

A Harpio trabalha com análise de mercado e da cultura empresarial, traçando perfis e recrutando profissionais com alto nível de fit cultural.

O resultado são contratações certeiras, altos índices de aderência e retenção de talentos, além de equipes de RH que atuam com autoridade no planejamento e na rotina da empresa.

A Harpio quer acompanhar gestores no processo de transformação para um RH digital. Contar com conhecimento qualificado pode ser decisivo para o sucesso dessa transição que é imperativa para toda empresa que busca melhores resultados na aquisição de talentos.

Queremos convidar você a conversar com um de nossos consultores e conhecer mais sobre o trabalho da Harpio e sobre as ferramentas que podem ajudar seu RH. Tire suas dúvidas conosco e conheça de perto nosso trabalho!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-