Tendências de Recrutamento na Área Financeira:
O Que Esperar para 2024 e o que é Reskilling?

3 min de leitura

Sumário

O recrutamento na área financeira está em constante evolução sendo impulsionado principalmente por avanços tecnológicos, mudanças regulatórias e as crescentes demandas dos clientes em se adaptarem a tais mudanças.

Em meio a esse cenário dinâmico, as práticas de recrutamento na área financeira também estão passando por transformações significativas.

À medida que nos aproximamos de 2024, faz sentido analisarmos as tendências emergentes que mudarão o recrutamento nesse setor estratégico.

A seguir vamos explorar algumas dessas tendências:

Tecnologia e Inovação: A busca por talentos digitais

A digitalização do setor financeiro continua a ser uma prioridade e a busca por profissionais com tais habilidades digitais é uma tendência que se fortalece com o tempo.

As instituições financeiras estão cada vez mais interessadas em candidatos com algum conhecimento em inteligência artificial, machine learning, análise de dados ou mesmo blockchain.

É mapeado que as empresas busquem talentos capazes de impulsionar a inovação e alavancar as tecnologias emergentes para melhorar eficiência operacional e oferecer soluções financeiras mais avançadas.

Habilidades Comportamentais em destaque

Habilidades técnicas são importantes, mas não valem nada sem as habilidades comportamentais, que assumem um papel crucial no recrutamento financeiro.

A capacidade de adaptação, pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação eficaz são consideradas habilidades essenciais para lidar com as rápidas mudanças no ambiente financeiro global e até mesmo na saúde.

Nós recrutadores estamos atentos a candidatos que demonstrem não apenas competência técnica, mas também a aptidão para enfrentar desafios complexos e trabalhar em equipes colaborativas.

Recrutamento Remoto e Globalização

A pandemia acelerou o processo, aceitação e principalmente a valorização do trabalho remoto, e isso não foi diferente na área financeira.

As empresas que antes se limitavam a recrutar localmente agora têm acesso a talentos globais. Porém, nossa visão de tendência é de que tal prática de home office seja incorporada como um benefício onde o profissional poderá trabalhar de maneira híbrida, e em poucos casos na área financeira, encontraremos vagas 100% remotas. Isso também implica em desafios relacionados à gestão de equipes distribuídas e à necessidade de habilidades de colaboração virtual.

Ênfase na Educação Continuada e Reskilling

Reskilling é o processo de adquirir novas habilidades ou aprimorar as habilidades existentes para se adaptar às mudanças no mercado de trabalho. Com o avanço da tecnologia e a evolução das demandas do setor, muitas habilidades se tornam menos relevantes, enquanto outras se tornam essenciais. O reskilling envolve o desenvolvimento de competências necessárias para desempenhar novas funções ou se manter atualizado em um determinado campo de atuação.

Nesse contexto as empresas estão investindo cada vez mais em programas de educação continuada e reskilling para desenvolver e aprimorar as habilidades de seus colaboradores.

Os profissionais financeiros que buscam se manter relevantes no mercado de trabalho devem estar dispostos a investir em seu próprio desenvolvimento, adquirindo novas habilidades e conhecimentos ao longo de suas carreiras.

Conclusão

Em resumo, o cenário de recrutamento na área financeira para 2024 será marcado por uma busca intensificada por talentos digitais, compromisso crescente com a valorização de habilidades comportamentais, expansão do benefício recrutamento remoto e global, além do investimento contínuo em educação e reskilling.

Os profissionais que estiverem alinhados com essas tendências terão certamente vantagens significativas no competitivo mercado de trabalho financeiro.

Conheça a Harpio

Profissionais qualificados por especialistas para atender a sua necessidade

Encontrar profissionais nunca foi tão fácil

Tenha acesso a plataformas inteligentes com dados reais e soluções personalizadas para você!

Compartilhar
Assuntos Populares
  • Empresa
  • Recrutamento e Seleção
  • Recursos Humanos

Assuntos relacionados

Employer Branding: como ser a empresa que todo mundo quer trabalhar
5 min de leitura
Por que sua empresa precisa de um headhunter
4 min de leitura
As competências essenciais para recrutar um especialista em finanças
4 min de leitura

Quer receber conteúdos incríveis?

Assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

© 2020 – 2023 | Harpio Recursos Humanos Especializados Ltda.

Inscrição confirmada

Agora você receberá todas as novidades em primeiro lugar!