Por que usar vídeo no processo de recrutamento e seleção?

vídeo no processo de recrutamento e seleção de pessoas
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Formar times de alta performance não é uma tarefa fácil para a equipe de recrutamento e seleção de pessoas. Afinal, com a grande diversidade de profissionais disponíveis no mercado, pode se tornar um grande desafio encontrar o perfil mais adequado à vaga.

Para melhorar essa etapa e captar os melhores talentos, as empresas estão investindo em vídeos de atração criados para apresentar a organização em sua totalidade, promovendo sua marca empregadora, capazes de atrair pessoas com mais aderência ao fit cultural da corporação.

Neste post, você vai entender sobre essa nova estratégia e conhecer os benefícios dessa ferramenta que está inovando os processos de recrutamento das organizações. Não perca!

Por que utilizar o vídeo no recrutamento e seleção de pessoas?

Com a velocidade de informações e respostas que o mundo moderno impõe às pessoas, a necessidade de estarem conectadas e visualizarem de forma imediata todas as questões tornam as plataformas de vídeos a terceira rede social mais acessada em todo o mundo.

Pensando nisso, as organizações decidiram, estrategicamente, publicar vídeos institucionais para atrair talentos e impulsionar sua marca empregadora.

Esses vídeos, que antes costumavam ser divulgados internamente durante a integração dos novos colaboradores, passaram a ser elaborados para despertar nas pessoas o desejo de trabalhar na empresa e compartilhar da mesma cultura, missão e valores apresentados.

Uma das grandes vantagens de investir nessa estratégia é o alcance que ela atinge e a credibilidade, pois, em pouco tempo, mas com imagens e depoimentos, é possível captar o que a empresa busca em um profissional e, caso ele se encaixe no perfil, poderá se cadastrar para concorrer às vagas disponíveis.

Como funciona?

Essa estratégia funciona como se fosse o anúncio impresso de vagas, mas muito mais dinâmico, mostrando para as pessoas como é fazer parte do time e quais são requisitos necessários para concorrer à oportunidade.

Com essa tática, a empresa é capaz de alcançar um número muito maior de visualizações e mesmo que o candidato não se encaixe no perfil, aumenta a probabilidade de que ele compartilhe o conteúdo com pessoas que ele julgar mais apropriadas.

Além de atrair os candidatos mais adequados, o uso desse tipo de material, com certeza, fortalecerá a imagem da companhia, atraindo também novos clientes e admiradores.

Quais os benefícios da utilização de vídeo para a estratégia das empresas?

Humaniza o processo

Apresentar a empresa, os colaboradores, os setores, assim como mostrar depoimentos, as metas alcançadas e a cultura organizacional são formas de atrair clientes e futuros profissionais que se identificam com as metodologias propostas e desejam fazer parte da equipe. Dessa forma, a empresa ganha em qualidade de candidaturas. O vídeo de recrutamento da Google representa bem esse tema.

Fornece ao candidato uma noção do ambiente de trabalho

Quando a pessoa se identifica com a empresa, já se imagina trabalhando nela, se junto com essa imaginação ela também conseguir visualizar o escritório e todos os futuros companheiros de equipe, torna essa experiência única para o candidato e ele, com certeza, se esforçará ainda mais para ser aprovado. A Apple utilizou muito bem esse recurso, usando depoimentos de seus colaboradores para mostrar aquilo em que a empresa acredita.

Mostrar a cultura da empresa

Vídeos institucionais são capazes de fornecer informações visuais que nem sempre os slides serão suficientes, pois ao apresentar o dia a dia da empresa e como funciona sua rotina, ele também dá ao candidato as respostas que todos se perguntam quando participam de um processo seletivo:

  • Como deve ser a organização em seu cotidiano?
  • Como são as pessoas que trabalham na empresa?
  • Será que eu vou me adaptar?
  • Como será sua forma de trabalho?
  • Como eu devo agir?

Se o profissional conseguir essas respostas antes de se candidatar é sinal de que sua cultura é compatível com a da empresa, os dois ganharão em caso de aprovação. Um bom exemplo é o vídeo da empresa Yell.

Dar credibilidade para as informações da empresa

Criar um vídeo mostrando os profissionais produzindo e executando tarefas conhecidas do público em geral, mostra transparência e esse é um ponto muito apreciado pelas novas gerações e talentos que evoluíram profissionalmente, pois eles enxergam o engajamento dos colaboradores durante o processo e não somente o resultado final.

Essa estratégia é muito importante para o fortalecimento da marca empregadora. Entenda com esse vídeo da HomeServe.

Expandir o marketing interno

Apresentar os benefícios atrativos da empresa com depoimentos dos próprios colaboradores, como eles se sentem trabalhando na corporação, qual é a melhor parte de integrar a equipe e por que escolheram trabalhar nela são estratégias de marketing que, além de alcançar os melhores talentos, elevam positivamente o clima organizacional, fortalecem o engajamento e retêm os profissionais mais antigos. A H&M utilizou esse recurso com maestria.

Como produzir um vídeo para recrutamento?

Se você acha que criar um vídeo para recrutamento vai custar muito caro e precisa de recursos tecnológicos avançados está muito enganado. A simplicidade e a autenticidade são as principais ferramentas para que ele alcance o objetivo e mais algumas dicas que daremos a seguir:

  • defina o objetivo do vídeo de acordo com a cultura organizacional;
  • elabore um roteiro com as principais informações que deseja passar;
  • estipule um tempo médio (lembrando que para que os vídeos sejam vistos por completo precisam ser curtos e objetivos);
  • comunique a todos os profissionais da empresa que o vídeo será produzido e envolva-os no processo;
  • invista nas imagens reais do cotidiano;
  • grave depoimentos dos colaboradores de diversos setores;
  • Após as filmagens peça ajuda a um editor de vídeo para fazer os ajustes e complementos necessários, de forma que o produto final seja atrativo, curto e passe com eficiência a mensagem proposta.

Como o ditado diz: “uma imagem vale mais que mil palavras”, investir na imagem positiva da empresa, mostrando a todas as pessoas como pode ser incrível fazer parte do quadro de colaboradores, assim como apresentar sua cultura, seu clima interno e suas dependências, fornece aos candidatos uma experiência de como seria se ele estivesse trabalhando nela.

Essa estratégia no recrutamento e seleção de pessoas impulsiona a marca empregadora, além de aumentar a experiência positiva do candidato, pois seu objetivo é atrair talentos com fit cultural para um processo seletivo mais eficiente e formar times capazes de elevar os resultados corporativos.

Se você gostou deste post e quer aprender mais sobre recrutamento e seleção, não deixe de ler nosso post sobre como entrevistar um candidato e tenha um processo seletivo mais efetivo e estratégico!

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