Recrutamento digital: conheça os benefícios dessa inovação

recrutamento digital
6 minutos para ler

Encontrar novos talentos tem se mostrado desafiador para a área de RH da sua empresa? Se sua resposta é sim, saiba que muitas organizações têm buscado inovar para obter sucesso nessa área — e uma das soluções mais aderidas têm sido o recrutamento digital, tema deste artigo.

Essa é uma tendência que deve chamar a atenção das empresas em um contexto de transformação digital. Sabemos que as corporações precisam estar inseridas nas mudanças tecnológicas para dar conta de atrair profissionais com uma visão de mundo já permeada pelo digital.

Para que sua empresa não fique para trás nesse cenário, vamos mostrar como o recrutamento digital pode ser inovador e vantajoso para o preenchimento de vagas. Continue a leitura!

Como funciona o recrutamento digital?

Para começar, queremos ressaltar que a visão de um RH que recebe currículos em papel e por e-mail e analisa cada um deles individualmente precisa ser desconstruída urgentemente!

Vivemos em um momento de verdadeira revolução digital, com novas ferramentas tecnológicas aparecendo a todo momento para auxiliar em processos que consomem o tempo e a energia dos profissionais.

Assim, o recrutamento digital passa a ser não somente um aliado possível, mas uma tendência cada vez mais permanente no mercado de contratações.

Trata-se de um processo seletivo realizado majoritariamente na internet, fazendo uso de todos os recursos possíveis para atrair e encontrar os candidatos ideais e com fit cultural apropriado para a empresa.

Após esse primeiro momento, o recrutamento digital continua com testes, apresentação da empresa e até entrevistas com ferramentas digitais. Em muitos casos, o profissional só se apresenta pessoalmente à empresa nas etapas finais do processo.

Isso causa estranhamento a você? Pois imagine que existe uma nova geração de talentos no mercado que já está completamente habituada e satisfeita com esse tipo de recrutamento.

Para o candidato, há flexibilidade de tempo, aumento do engajamento e percepção de uma empresa inovadora. Para a corporação, uma grande economia de recursos e maior eficiência na contratação.

Quais são as principais ferramentas nesse tipo de recrutamento?

O time de RH de uma empresa pode contar com diferentes ferramentas para obter resultados mais satisfatórios no recrutamento digital. Selecionamos algumas delas.

Assessment

Atualmente, um dos grandes enfoques dos gestores tem sido encontrar profissionais que possam preencher vagas não apenas com seus conhecimentos técnicos sobre a área. Fatores como personalidade e capacidades de liderança, de trabalho em equipe e de inovação se juntam aos valores pessoais do candidato para definir se ele é ideal para o posto.

Assim, o Assessment é uma tendência que se beneficia grandemente do digital, proporcionando uma ampla gama de possibilidades para testar pessoas e ponderar resultados.

ATS

Imagine gerenciar todo o processo de recrutamento por meio de um software que centraliza e organiza todas as demandas, ajudando o profissional de RH com seleções automatizadas e eficientes. Não soa incrível?

Isso já é possível por meio de um Applicant Tracking System, ou ATS, um sistema de rastreio de candidatos.

Esses softwares de recrutamento e seleção têm se destacado no mercado por conta de sua flexibilidade e autonomia. A plataforma permite fazer triagem de candidatos, gerenciar perfis e administrar todas as etapas da contratação.

Plataformas de recrutamento

Essa ferramenta já tem sido usada por profissionais e recrutadores com frequência. As job boards permitem que candidatos cadastrem seus currículos e empresas apresentem suas vagas.

Essas plataformas passaram a ser tão usadas que muitas se tornaram excessivamente cheias, dificultando a seleção das empresas. Assim, muitas organizações agora optam por plataformas segmentadas por área ou com administradores que se encarregam de oferecer uma experiência mais personalizada.

Quais são as vantagens desse modelo para as empresas?

Adotar o recrutamento digital traz diferentes benefícios para a organização. Pontuamos, a seguir, algumas dessas principais vantagens que mostram como essa inovação deve ser seriamente considerada por seu time de RH.

Gerenciamento das vagas

O processo de recrutamento e seleção envolve tempo e recursos, tanto financeiros como de pessoal. Assim, é necessário otimização para diminuir ao máximo a margem de erros que levam à desistência da seleção ou a uma contratação que vai terminar em rotatividade.

Gerenciar bem as vagas é central para essa eficácia, já que a equipe de RH poderá ter uma visão panorâmica do cenário de seleção, com dados organizados e centralizados para uma interpretação com mais segurança.

Agilidade no processo

Os fluxos que permeiam o mundo moderno não permitem mais a perda de tempo. É preciso que informações estejam à mão o mais rápido possível para a tomada de decisões. Um recrutamento digital traz a rapidez que equipes precisam para não serem prejudicadas pela saída de algum profissional.

Engajamento do candidato

Mais do que um processo seletivo tradicional, é possível oferecer uma experiência satisfatória e inovadora que vai engajar o candidato e evitar desistências.

Com ferramentas tecnológicas como realidade virtual, chatbots, vídeos, testes e entrevistas a distância, os talentos verão que sua empresa entende a necessidade de estar integrada ao digital.

Espectro de busca de candidatos

Achar o candidato certo — principalmente considerando cargos estratégicos e habilidades além das técnicas — é comparado por muitos profissionais de RH com o ditado de encontrar uma agulha no palheiro.

Afinal, nosso país é gigante e, com a tendência de talentos estarem disponíveis para mudança, é não só possível como preciso buscar em todos os locais viáveis para encontrar a pessoa ideal. O recrutamento digital passa então a deixar a seleção sem fronteiras.

Escolha baseada em dados

Usar o big data para tomar decisões já é realidade em grande parte das empresas de destaque no mercado. Seja em qual for o setor, os dados são grandes aliados para a tomada de decisões.

No recrutamento digital, atuam desde a criação de arquétipos baseados nos profissionais da organização até a seleção de candidatos com mais fit cultural desejado.

Esperamos que esse panorama sobre os benefícios do recrutamento digital tenha chamado sua atenção para o potencial dessa tendência. Ainda assim, este é um tema extenso e você pode entender ainda mais sobre ele lendo outro post de nosso blog que fala sobre como é possível integrar a tecnologia no processo de recrutamento e seleção. Boa leitura!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-