Recrutamento digital com robô em apenas dois dias

7 minutos para ler

Atualmente, o mundo está em aceleração na migração do analógico para o digital, e na área de Recrutamento não poderia ser diferente.

O recrutamento digital ocupa lugar de destaque na transformação das empresas, contribuindo na precisão da seleção e nos resultados de vendas e de produtividade de todo ecossistema. 

Os benefícios da tecnologia não se resumem apenas em saving de investimentos.

Os robôs de recrutamento são capazes de reduzir 50% do tempo demandado no processo seletivo e aumentam 50% na precisão da contratação. 

Na área de vendas, por exemplo, um robô é capaz de capturar as características de alta performance dos vendedores e criar matching com os candidatos.

Nesta abordagem, a inteligência artificial tem a capacidade de incrementar o faturamento e o ticket médio da venda com base no People Analytics. 

A inteligência artificial é facilitadora de predição, processamento, análise de dados e também da automatização e otimização de rotinas analógicas.

O recrutamento digital é mais ágil, e como resultado, o profissional tem o benefício de atuar na estratégia e inteligência do negócio. 

O uso de robôs revoluciona o ecossistema de Employer Branding e atração de talentos da sua empresa, e como resultado, posiciona uma camada à frente dos seus concorrentes. 

Segundo os dados do Ibope, 77% dos brasileiros já procuram emprego na internet, e se os candidatos já estão imersos no mundo digital, já está na hora das empresas usarem robôs.

 

Case de Sucesso

E você sabe qual foi a empresa no Brasil que conseguiu bater o recorde de transformar o recrutamento em dois dias?

Esta empresa é a renomada empresa de produção de conteúdos digitais para marcas e para os mais conhecidos influenciadores, a Play9.

Ela, que tem mais de 103 milhões de seguidores no mundo digital e, com diversas oportunidades de vagas abertas, estava com o desafio de automatizar as candidaturas. 

Outro fator de sucesso era oferecer uma experiência amigável para todos os candidatos e centralizar as fontes de candidatura com inteligência de triagem. 

A Harpio foi acionada com a missão de criar a arquitetura das vagas, página de carreiras, automatizar os fluxos e dashboards em tempo recorde. 

Outro desafio era clusterizar as redes sociais e site de carreiras da Play9 e tinham que garantir o feedback das vagas para 100% dos candidatos.

A partir deste desafio, planejamos os passos essenciais para implementar o recrutamento digital por robôs em apenas dois dias.

 

 Passos Essenciais

  • Passo 1: Implementação completa do sistema ATS (Applicant Tracking System)

ATS é uma solução digital para o recrutamento de candidatos, que auxilia recrutadores na automatização do recrutamento e seleção. 

Configuramos a engrenagem da tenant com todas as inteligências, entre elas, e-mails automáticos, job descriptions, testes de primeira instância e roteiro de entrevista.

Com a disponibilização das informações de inteligência do recrutamento na nuvem, foi possível mapear as características de sucesso de cada vaga e harmonizar a linguagem com o candidato.  

 

  • Passo 2: Customização da página de carreiras do site

Iniciamos com a criação do slug indexador da URL e coleta logo, favicon, paletas de cores e todas as customizações para padronizar a identidade visual e de linguagem da marca empregadora Play9.

Após a validação com o cliente, ativamos a sincronização da tenant no ATS e interligamos a URL jobs.kenoby.com/play9 com o site da empresa.

Nela, informações como vagas disponíveis, mini bio da oportunidade e botão de “saiba mais” foram adicionados.

 

  • Passo 3: Robôs de qualificação e triagem automática

Na engrenagem da vaga no ATS, adicionamos teste de primeira instância com perguntas simplificadas para o robô aprender a triar de forma inteligente e automática.

Neste processo, os robôs atuam com inteligência artificial na triagem automática de cada candidato, eliminando o viés do processo seletivo. 

Os robôs foram preparados para fazer perguntas online de pré-requisito, e se o candidato se compatibilizar em boa parte deles, conseguirá evoluir. 

Se não tiver compatibilidade com o perfil requisitado, o robô automaticamente agradece a disponibilidade da pessoa e avisa que no momento a vaga não é compatível com o seu perfil. 

Ou seja, é possível gerar, a partir dessa qualificação e triagem, o feedback instantâneo na hora da candidatura. 

 

  • Passo 4: Roteiro de entrevistas automatizados

Criamos um roteiro de entrevista automatizado e indexado na vaga, com características, definições e perguntas associadas ao portfólio de auto-desempenho.

Sincronizamos o Google agenda com o ATS para agendar entrevistas em 30 segundos e facilitar o trabalho dos gestores na operação do dia a dia.  

 

  • Passo 5: Harmonização da Régua de Smith

A Régua de Smith é um metaestudo global das práticas de recrutamento e do potencial de exatidão e predição de cada um.

Aplicamos todo o fundamento científico na arquitetura do ATS e no treinamento de kickoff com o cliente. 

Os principais itens de equivalência são, respectivamente:

  1. Qualificações educacionais;
  2. Entrevistas simples;
  3. Biodata;
  4. Entrevistas estruturadas e testes de conhecimento;
  5. Dinâmicas em grupo e teste de perfil comportamental;
  6. Teste de habilidade e casos de trabalho;
  7. Assessment Centers.

 

Resultados

Para o sucesso do projeto, fixamos os olhares nos dashboards em tempo real.

Destacamos abaixo uma fotografia de dados dos resultados:

 

  • Categoria implantação
    • Tempo de execução de 100% do projeto: 2 dias;

 

Todo o processo de recrutamento e seleção que antes era analógico e as candidaturas aconteciam por envio de e-mail, transformou para 100% digital.

Além disso, o ATS ficou com arquitetura inteligente e sincronizado com o site e mídias sociais da Play9. 

 

  • Categoria recrutamento digital por robô em 6 dias 
    • Candidaturas: 1000 candidatos;
    • Triagem de primeira instância: 439 candidatos incompatibilizados e 561 compatibilizados e triados automaticamente;
    • Recrutamento digital: 100% automatizado e pilotado pelos gestores da Play9;
    • Dashboards: 100% disponibilizados, 24h por dia em tempo real.

 

Através da inteligência artificial que, em outras palavras, chamamos de robôs, foi possível chegar em mil currículos, completamente qualificados e compatibilizados em seis dias corridos.

Este case beneficia candidatos com a otimização do tempo ao se candidatar em uma vaga no tempo médio de até 3 minutos com o uso da tecnologia Parse (Conversor intérprete de doc e pdf’s).

Os gestores ganharam 50% do tempo com a otimização e automatização de todo o fluxo de recrutamento.

A Play9 fortaleceu a sua cultura digital e impulsionou a marca empregadora com alcance de publicações das vagas nas mídias sociais como case de sucesso.

 

Como replicar este modelo na sua empresa?

Existem duas formas de acelerar a transformação digital na sua empresa: 

 

  1. Consultoria especializada para implementação 

Se quiser saber mais, entre em contato com a Harpio para desenharmos o seu projeto e otimizarmos o caminho de implementação.

  1. Capacitação interna

Se no momento você não tiver budget, entre em contato com a Harpio e saiba mais sobre a certificação de recrutamento digital.

 

Para saber mais sobre os nossos produtos e como transformamos e digitalizamos o seu recrutamento com inteligência, acesse o nosso site ou entre em contato conosco.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-