ESG é um termo cada vez mais utilizado no mundo dos negócios, e ele menciona três pilares importantes que as empresas devem considerar ao tomar decisões e planejar o futuro: ambiental, social e governança.
As grandes empresas já reconhecem a importância do ESG na sustentabilidade dos negócios, e nesse contexto vem ganhando força no mundo dos negócios. Abordaremos nesse artigo os 3 pilares do conceito e como aplicá-lo ao seu negócio.
O primeiro pilar, Meio Ambiente, refere-se a como as empresas lidam com questões relacionadas ao meio ambiente. Isso inclui emissões de gases de efeito estufa, uso de recursos naturais e poluição. Mesmo que a sua empresa não seja produtora direta de emissão de poluentes, se ela não realiza o descarte correto de materiais recicláveis, já não está se adequando ao Pilar Ambiental.
Empresas com foco no pilar ambiental buscam reduzir seu impacto ambiental e adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia.
O segundo pilar, Social, diz respeito ao relacionamento da empresa com os seus Stake-Holders, nomeadamente clientes, fornecedores, colaboradores e comunidade em geral.
Esse pilar tem se tornado cada vez mais importante, por serem empresas que prezam pelo bem metal e físico dos seus colaboradores. Portanto, empresas com foco no pilar social devem estar atentas as questões como diversidade e inclusão, direitos humanos, segurança e saúde dos colaboradores.
O terceiro pilar, governança, refere-se a como uma empresa é gerida e como as decisões são tomadas. As empresas com foco no pilar de governança devem ser transparentes em suas operações, ter estruturas de liderança claras e responsáveis, empregar práticas éticas e ter uma gestão financeira responsável e sustentável.
Esses três pilares são interdependentes e devem ser considerados de forma abrangente para que uma empresa se qualifique como ESG.
Por exemplo, uma empresa que se preocupa com o meio ambiente, mas não respeita os direitos humanos de seus funcionários, não pode ser considerada ESG.
A adoção de práticas ESG pode trazer muitos benefícios para as empresas. Em primeiro lugar, pode atrair investidores que preferem empresas que se preocupam com questões ambientais, sociais e de governança. Além disso, a adoção do mesmo pode melhorar a imagem de uma empresa junto aos clientes e à sociedade em geral.
Outro benefício da adoção de práticas ESG é a redução de custos. Por exemplo, empresas que adotam práticas mais sustentáveis podem reduzir o consumo de energia, diminuindo assim os custos com eletricidade.
Por fim, a adoção de práticas ESG pode melhorar o engajamento dos funcionários. Uma empresa que se preocupa com as questões ambientais, sociais e de governança é mais atraente para os funcionários que se sentirão motivados a trabalhar em uma empresa que compartilhe de seus valores.