Plano de Desenvolvimento Individual: o que é PDI e como fazer?

4 min de leitura

Sumário

Você já ouviu falar sobre o PDI? Este é um tema muito importante que nos ajuda a priorizar o desenvolvimento e crescimento de colaboradores. Parece complexo, mas vamos esclarecer tudo nesse artigo.

O que é um Plano de Desenvolvimento Individual?

O Plano de Desenvolvimento Individual, também conhecido como PDI, é um documento que registra as metas de aprendizado e desenvolvimento de cada funcionário, de acordo com as necessidades da organização e as aspirações individuais.

É uma forma de alinhar os objetivos estratégicos da empresa com os objetivos de carreira de cada colaborador. Ele permite que a empresa identifique as habilidades que precisam ser desenvolvidas em seus colaboradores e, ao mesmo tempo, oferece aos funcionários a oportunidade de direcionar seu crescimento profissional.

Como criar um Plano de Desenvolvimento Individual?

Como já compreendemos, o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) promove o crescimento e o desenvolvimento de seus funcionários. Existem várias formas de implementá-lo em sua empresa.

Listamos abaixo 6 dicas para começar:

1) Identifique as necessidades de desenvolvimento:

A empresa deve realizar avaliações de desempenho e feedbacks regularmente para identificar as necessidades de desenvolvimento de cada funcionário.

Isso pode ser feito por meio de avaliações formais, conversas individuais ou pesquisas de clima organizacional. Com base nessas informações, é possível identificar as áreas em que os funcionários precisam de aprimoramento.

Todos estes tipos de avaliações são benéficas na relação empresa x funcionário, pois ajudam a avaliar o desempenho dos colaboradores em relação às metas e as expectativas estabelecidas, além de identificar pontos fortes e áreas de melhoria.

Este tipo de conversa também é capaz de trazer um momento de diálogo aberto, onde é possível entender os objetivos e aspirações do profissional, criando um ambiente de confiança e colaboração.

Conheça a Harpio

Profissionais qualificados por especialistas para atender a sua necessidade

Encontrar profissionais nunca foi tão fácil

Tenha acesso a plataformas inteligentes com dados reais e soluções personalizadas para você!

Edit Template

2) Defina metas claras:

Com base nas necessidades identificadas, a empresa deve ajudar os funcionários a definir metas alcançáveis para seu crescimento profissional.

Essas metas devem ser mensuráveis, objetivas e com prazo determinado (conhecidas como metas SMART). Isso ajuda os funcionários a terem direcionamento e a se comprometerem com seu desenvolvimento.

Lembre-se que as metas realistas e viáveis ajudam a evitar sentimentos de desânimo e frustração, pois aumentam a confiança de que podem alcançá-las com esforço e dedicação, e incentivam o senso de progresso contínuos.

3) Ofereça treinamentos e capacitações

Ao oferecer oportunidades de aprendizado, a empresa demonstra seu compromisso em investir no crescimento e no aprimoramento de sua equipe.

Os treinamentos e capacitações podem ser personalizados de acordo com as necessidades individuais de cada funcionário, abrangendo uma ampla variedade de áreas, desde habilidades técnicas até habilidades interpessoais e de liderança.

Existem alguns tipos de treinamentos e orientações que podem ser utilizados. Alguns exemplos, são: cursos internos ou externos, programas de mentoria, workshops, palestras, seminários e muitos outros.

Independente da escolha, é necessário garantir que os treinamentos e capacitações estejam alinhados com as metas de desenvolvimento individuais e da empresa – além de verificar que o conteúdo esteja atualizado e com as melhores práticas e tendências do mercado.

4) Estabeleça um plano de ação

Garantir que os recursos adequados estejam disponíveis é fundamental para o sucesso do plano de ação. Isso pode incluir acesso a materiais de estudo, ferramentas específicas, tempo dedicado para treinamentos ou até mesmo recorrer ao apoio de um mentor ou coach.

A empresa deve trabalhar em conjunto com os funcionários para criar incluir todas as etapas necessárias para alcançar as metas de desenvolvimento.

Em seguida, é necessário definir prazos e responsáveis para cada etapa do plano. Os prazos também acompanhar o progresso e correções de rotas e cada ação ou tarefa deve ser atribuída a um responsável específico, garantindo que todos estejam cientes de suas responsabilidades e comprometidos em cumprir suas partes no processo de desenvolvimento.

5) Acompanhe e forneça suporte contínuo

A empresa deve acompanhar o progresso dos funcionários em relação ao seu PDI e fornecer suporte contínuo ao longo do processo.

Uma forma eficaz de acompanhar o progresso é por meio de reuniões regulares de acompanhamento em relação às metas estabelecidas no PDI.

Outra estratégia importante, é em oferecer o feedback construtivo, destacando suas áreas de força e identificando oportunidades de melhoria.

Esse feedback deve ser específico, claro e orientado para o desenvolvimento, ajudando os colaboradores a entenderem onde estão e o que precisam fazer para alcançar suas metas de desenvolvimento.

6) Por último, reconheça e recompense o progresso

Após todo o planejamento e desenvolvimento do PDI, a empresa deve reconhecer e recompensar o progresso dos colaboradores.

O reconhecimento e a recompensa incentivam os funcionários a continuar se desenvolvendo e a se comprometerem com seu crescimento profissional.

Ao aplicar o PDI de maneira eficaz, a empresa demonstra seu compromisso com o desenvolvimento e cria um ambiente propício ao crescimento e à retenção de talentos.

Isso resulta em equipes mais engajadas, motivadas e preparadas para enfrentar os desafios do mercado.

Você já criou um Plano de Desenvolvimento Individual? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Compartilhar
Assuntos Populares
  • Empresa
  • Recrutamento e Seleção
  • Recursos Humanos

Assuntos relacionados

Employer Branding: como ser a empresa que todo mundo quer trabalhar
5 min de leitura
Por que sua empresa precisa de um headhunter
4 min de leitura
As competências essenciais para recrutar um especialista em finanças
4 min de leitura

Quer receber conteúdos incríveis?

Assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

© 2020 – 2023 | Harpio Recursos Humanos Especializados Ltda.

Inscrição confirmada

Agora você receberá todas as novidades em primeiro lugar!