O que esperar do futuro do mercado de trabalho?

vídeo no processo de recrutamento e seleção de pessoas
4 minutos para ler

É essencial estar atento às movimentações do mercado de trabalho, pois ele se movimenta de forma constante e muito rápida.

Isso afeta os processos de seleção, as responsabilidades do profissional e do departamento de Recursos Humanos. Um desses sinais é que a próxima tendência
para esse novo relacionamento é a busca por profissionais híbridos.

O nosso CEO, Ricardo Barcelos, comenta que o mercado de trabalho vai exigir dos profissionais novas habilidades e características:

“O novo momento do mercado vai ser daqueles que conseguirem se mover por vários setores da organização. Por isso, uma alteração importante para o futuro é que as descrições dos perfis não serão mais limitadas. Isto é, as características dos profissionais mais valorizadas serão aquelas que permitem que o profissional contribua cada vez mais com os vários departamentos e tenha uma visão maior da organização.”

No blog da Harpio (Um panorama sobre a atual relação entre empresas e colaboradores – Blog – Harpio), já discorremos sobre esse futuro e também observamos o crescimento de integração e colaboração entre as equipes, de forma que exista uma identificação de solução, partindo da junção dos variados conhecimentos. Partindo disso, são constituídos grupos com finalidade específica, criando relações mais horizontais, eliminando a imagem de uma liderança autoritária.

Na dinâmica anterior do mercado, e que em muitos locais ainda existem, as empresas escolhiam o contratado. Agora, a visão para o futuro é que os profissionais estão atentos à cultura e as características da organização, para que eles escolham a melhor empresa para se trabalhar.

O uso da inteligência artificial, associada a expertise do recrutador, para atrair candidatos com potencial, torna-se um grande diferencial para a empresa. Com a inteligência artificial os processos são otimizados e aumentam a assertividade em encontrar esses novos profissionais e relacionar com as demandas da empresa.

A valorização das habilidades humanas

Em uma outra postagem no Blog da Harpio (blog.harpio.com.br/exigencias-do-mercado-de-trabalho/ e Diversidade nas empresas: por que tornar isso uma realidade?), é apresentada as mudanças das exigências em relação à atuação do colaborador. Abaixo apresentamos alguns pontos que entendemos serem fundamentais, considerando a evolução do que acreditamos já estarmos no RH 6.0, seguem:

· Pensamento crítico e solução de problemas: será preciso encontrar soluções para
problemas específicos;
· Agilidade e poder de adaptação: os profissionais precisam estar prontos para
constantemente adquirir novas competências;
· Iniciativa: busca de conhecimento por meio de cursos e
especializações, que são voltadas para a sua área de atuação e/ou ao
desenvolvimento de outras habilidades que ampliem o seu repertório e as
possibilidades de atuação;
· Inteligência emocional: é preciso saber lidar com pessoas diferentes
dentro do mesmo ambiente ou projeto e administrar a pressão por resultados.

As novas habilidades técnicas

Outro ponto também delineado na publicação no blog da Harpio (blog.harpio.com.br/exigencias-do-mercado-de-trabalho/ e Saiba como utilizar Inteligência Artificial no seu processo seletivo), abordamos as novas habilidades técnicas que serão necessárias. Entre elas:

· Domínio da tecnologia usada em sua área de atuação: cada área possui
ferramentas digitais indicadas para a solução de problemas e otimização da
rotina. É preciso conhecer as plataformas ligadas à sua atuação;
· Conhecimento das tendências em tecnologia: Estar por dentro de todas as
novidades como o uso crescente da inteligência artificial, internet das coisas,
realidade aumentada será um diferencial;
· Orientação para a experiência do cliente: o profissional que é voltado à experiência do cliente tem espaço cada vez mais garantido no mercado.
Com as novas tendências do RH 6.0 é fundamental se preparar e estar atento a todas as mudanças que ele apresenta.

O futuro mostra os novos tempos do mercado de trabalho e já apresenta novos desafios. É fundamental que as organizações fiquem atentas, e se preparem, para essa nova dinâmica do mercado com a evolução do RH.

Você também pode gostar
-