Liderança Inclusiva: Um Novo Modelo Para Gestores

6 minutos para ler

Liderança inclusiva é uma tendência nas empresas de todo o mundo. Este modelo de liderança é capaz de tornar o ambiente de trabalho mais saudável e extrair o melhor dos seus colaboradores. No entanto, muitas organizações ainda não sabem o poder dessa postura e perdem talentos por não saber valorizá-los.

Acompanhe a leitura de hoje e descubra como ser um Líder Inclusivo e quais os benefícios desse modelo de liderança para o desenvolvimento da sua equipe.

O que é Liderança Inclusiva?
As últimas décadas foram agitadas em relação às discussões sociais e de direitos civis de minorias, onde a diversidade e inclusão ficaram em evidência. Mais do que isso, a necessidade de estar aberto a todas as vivências se tornou fundamental a qualquer empresa.

Com isso, o contexto atual exige que um líder seja mais que um bom planejador ou executor: é preciso se atentar às mudanças sociais que impactam a empresa, além de saber motivar e orientar seus colaboradores frente a essas mudanças.

Neste ponto, a liderança inclusiva se torna uma tendência nas organizações por ser aquela que acolhe, respeita e dá autonomia aos seus funcionários. Através de um conjunto de ações, os profissionais são valorizados e não deixados de lado ou com a sensação de não serem tratados de forma igualitária.

Benefícios da Liderança Inclusiva
Este modelo de liderança é marcado por inúmeros benefícios no desenvolvimento das relações internas, no fortalecimento da marca no mercado, no desempenho das equipes e dos colaboradores de forma individual.

Vamos listar abaixo alguns desses benefícios.

Aproveitamento de talentos
Ter pessoas com vivências diversas no departamento é uma ótima forma de dar chance a novos talentos e, inclusive, ter melhores resultados em questões importantes como inovação — o que pode ajudar na competitividade empresarial.

Maior participação
Imagine como seria a equipe inteira contribuindo em uma reunião, estratégia ou atividade: mais inovações nas ações; aumento da motivação; fortalecimento dos relacionamentos internos e do engajamento e tantas outras consequências positivas seriam vistas.

Melhora no clima interno
Ter um líder empático, respeitoso e que valoriza seus colaboradores, certamente gera um impacto positivo na dinâmica de uma equipe. Em vez de alguns se sentirem ignorados ou excluídos, todos serão acolhidos em suas igualdades e diferenças — melhorando assim sua motivação individual e, claro, melhorando também o clima interno no departamento.

Melhora na imagem
Mais do que um discurso, abraçar a diversidade e inclusão é uma atitude concreta do dia a dia. Ter líderes capacitados para adotar essa tendência em sua realidade é uma excelente forma de perpetuar essa postura nas equipes — ainda mais ao ser exemplo a todos —, acolher os profissionais e contribuir para tornar a empresa referência nessa questão.

Como um Gestor pode se preparar para esse modelo de liderança?
Adotar esse tipo de liderança na empresa é um trabalho desafiador, afinal, nem todos estão acostumados a lidar com contextos completamente diferentes dos seus, ou nem todos estão preparados para uma liderança voltada mais para as pessoas, menos — de forma exclusiva — aos resultados.

É possível mudar essa realidade ao se investir em treinamentos. Essa estratégia pode auxiliar o gestor a desenvolver habilidades sociais para ser mais empático, acolhedor e saber como e quando dar espaço aos seus colaboradores para que eles brilhem.

Além disso, os treinamentos podem ser usados para fortalecer outras competências que são essenciais a qualquer um que assuma essa posição, tornando as lideranças mais eficientes, completas e empáticas.

Características de um Líder Inclusivo
A pesquisa “The six signature traits of inclusive leadership”, publicada em 2016 pela consultoria Deloitte, mostra que os líderes inclusivos demonstram seis características principais:

1- Comprometimento;
2- Coragem;
3- Conhecimento de preconceito;
4- Curiosidade;
5- Inteligência cultural;
6- Colaboração.

Compromisso
Líderes inclusivos estão comprometidos com a diversidade e a inclusão porque esses objetivos se alinham aos seus valores pessoais e, porque acreditam nos resultados a longo prazo. Mais do que apenas conversar, quando os líderes priorizam tempo, energia e recursos para abordar a inclusão, isso indica que o compromisso verbal é uma verdadeira prioridade.

Coragem
Existe a coragem de falar sobre si mesmo e revelar, de uma maneira muito pessoal, suas próprias limitações. A coragem também entra em jogo com a disposição de desafiar atitudes e práticas organizacionais enraizadas que promovem a homogeneidade.

Conhecimento de preconceito
Os líderes inclusivos estão atentos aos pontos cegos pessoais/organizacionais e se autorregulam para ajudar a garantir o “jogo limpo”.

Curiosidade
Líderes inclusivos têm uma mentalidade aberta, um desejo de entender como os outros veem e experimentam o mundo, e uma tolerância à ambiguidade. A gestão deve apresentar uma sede de aprendizado contínuo, o que ajuda a gerar atributos associados à curiosidade – mente aberta, investigação e empatia.

Culturalmente inteligente
Líderes inclusivos são confiantes e eficazes em interações transculturais. Embora seja importante uma compreensão das semelhanças e diferenças culturais, as lideranças inclusivas reconhecem como sua própria cultura afeta sua visão pessoal de mundo e também como os estereótipos culturais podem influenciar suas expectativas em relação aos outros.

Colaborativo
Líderes inclusivos capacitam indivíduos, além de criar e alavancar o pensamento de diversos grupos. No fundo, a colaboração é sobre indivíduos trabalhando juntos, construindo ideias uns dos outros para produzir algo novo ou resolver algo complexo. Os líderes inclusivos entendem que, para que a colaboração seja bem-sucedida, os indivíduos devem primeiro estar dispostos a compartilhar suas diversas perspectivas.

A Harpio Encontra Líderes Inclusivos No Mercado
Se você acredita que sua empresa precisa de um líder com esse perfil, contrate agora a consultoria de recrutamento e seleção da Harpio e ganhe agilidade no processo para encontrar esse profissional.

Somos uma empresa especializada na atração de talentos, com tecnologia de ponta em nossos processos, e Head Hunters qualificados que trabalham de forma objetiva para encontrar os candidatos que se enquadram no projeto da sua empresa.

Fonte:

https://emtemp.gcom.cloud/ngw/globalassets/en/insights/gartner-business-quarterly/documents/gartner_business_quarterly_1q22.pdf

Cadastre sua empresa agora mesmo em nosso site e fale conosco.

Você também pode gostar
-