HR Tech: o que é, como funciona e mais!

HR Tech: o que é, como funciona e mais!
7 minutos para ler

A gestão de pessoas tem passado por um rápido processo de digitalização. Segundo a Deloitte, 56% das empresas estão redesenhando seus processos de RH para aproveitar ferramentas digitais. Tudo isso tem estreita relação com as HR Techs.

Pense no RH de alguns anos atrás, o chamado Departamento Pessoal. Ele focava nos processos burocráticos, quase sem impacto na estratégia da empresa. Hoje em dia, todavia, o setor tem ganhado grande relevância. Uma prova disso é o surgimento de tecnologias dedicadas à aquisição, gestão e retenção de talentos.

Nós reunimos tudo o que você precisa saber sobre o tema. Nos próximos tópicos vamos explicar o que são HR Techs, como funcionam e como seus produtos podem ajudar o RH da sua empresa. Para ficar por dentro, continue a leitura com atenção!

Afinal de contas, o que é HR Tech?

As empresas estão inseridas em um contexto de rápida mudança, que tem sido chamado de indústria 4.0. É, na verdade, a quarta revolução industrial — período em que o mundo real e digital se tornam um só.

Para acompanhar as mudanças, as empresas e estão passando por um processo de transformação digital. Novos sistemas e dispositivos inteligentes estão sendo integrados ao dia a dia do trabalho, por exemplo, os sistemas dotados de inteligência artificial.

Para que existam tecnologias, porém, é preciso de empresas que produzam tecnologias. Elas comumente são mais modernas, flexíveis e atentas às demandas de segmentos específicos do mercado — são as chamadas startups.

Em resumo, uma HR Tech é uma startup dedicada à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de tecnologias para melhorar ou facilitar a gestão de pessoas. HR é o acrônimo de Human Resources (isto é, recursos humanos) e o Tech é a abreviação de technology.

Imagine uma empresa que comercializa um software de recrutamento e seleção, no intuito de simplificar e agilizar a contratação, ela pode ser chamada de HR Tech.

Quais os tipos mais comuns de HR Tech?

O RH tem diferentes funções. Algumas são mais burocráticas, como o controle de ponto e holerite, e outras mais estratégicas, como a aquisição de talentos ou a formação de equipes de alta performance.

Para atender essas peculiaridades, existem diferentes tipos de HR Tech. Descubra, agora, as principais.

Departamento Pessoal

Aquilo que era conhecido como DP está sendo revolucionado pelas HR techs de onboarding digital. Com recebimento de documentos digitalizados, inclusive com opção de verificação de autenticidade, o processo de integração de novos funcionários na empresa passa a ser muito mais simples e mais rápido.

Busca de Candidatos

Hoje em dia, é impossível pensar no processo de recrutamento e seleção sem pensar nos job boards e nas redes sociais. Os job boards são sites especializados em anunciar vagas de emprego. Eles também permitem que as empresas façam buscas de candidatos.

Recrutamento e seleção

Outro tipo de HR Techs são as que se dedicam ao gerenciamento do processo de contratação. Elas oferecem um produto conhecido como ATS – Applicant Tracking System. Seu objetivo é organizar e acompanhar a candidatura dos profissionais, bem como otimizar o processo de triagem de talentos.

Além disso, o ATS permite que todos os envolvidos no processo possam acompanhar as informaçõesm em tempo real.

Assessment

Um terceiro tipo, chamado de Assessement, está diretamente ligada ao desenvolvimento de tecnologias para a avaliação de desempenho ou competências comportamentais dos profissionais.

O objetivo desse tipo de produto é dar uma visão mais nítida do perfil do candidato. Ele permite identificar quais pessoas tem o perfil mais adequado para determinada vaga, pensando além das habilidades técnicas. O software leva em conta o estilo de trabalho, o ajuste cultural, entre outros quesitos.

People Analytics

Muitas decisões importantes são tomadas dentro do RH. Por exemplo, contratações, demissões, expansão ou criação de uma área. As decisões corretas influenciam no sucesso da empresa e tem muito mais chance de darem certo se forem baseadas em dados. Como esses dados são sobre pessoas, este processo ficou conhecido como People Analytics.

Em razão disso, algumas HR Techs dedicam-se ao levantamento, estruturação e disseminação de dados para melhorar as análises e decisões diárias. Elas permitem inclusive trabalhar de maneira preditiva, preparando o RH com antecedência para um possível crescimento da empresa ou saída de colaboradores.

Comunicação interna

Para finalizar, é preciso falar das empresas dedicadas à criação de tecnologias para melhorar a comunicação interna. Nesse caso, o intuito é garantir a fluidez do compartilhamento de informações.

Existem muitas startups dedicadas à comunicação no ambiente de trabalho, que permitem a troca de mensagens entre grupos específicos, compartilhamento de arquivos com segurança e disseminação de informações em tempo real para todos da empresa.

Como as HR Techs melhoram a seleção?

Dentro de todas essas categorias, as HR Techs focadas na seleção de talentos são as que mais se destacam. Não por acaso — em nível mundial,38% dos empregados têm dificuldades para preencher postos de trabalho.

A verdade é que, entre as atribuições do RH, as atividades de aquisição e retenção de talentos são as mais importantes. Entenda, nos próximos tópicos, como as startups estão melhorando o recrutamento e seleção.

Facilita a identificação de talentos

Em um mercado de trabalho que está sendo transformado em uma velocidade nunca vista antes, atrair e manter talentos é cada vez mais um desafio.

Novos tipos de trabalho estão surgindo e outros desaparecendo e o número de profissionais disponíveis em algumas áreas não está suprindo a demanda. Neste cenário, contar com tecnologias que permitam que você amplie seu espectro de busca é muito importante.

Além disso, é possível usar a tecnologia para divulgar e promover a marca empregadora e atrair talentos ao invés de ter que buscá-los.

Reduz os prazos para contratação

O processo de contratação pode demorar bastante. Da abertura da vaga até a efetivação, há uma série de etapas.

As HR Techs oferecem tecnologias capazes de automatizar certas etapas. Por exemplo, a primeira triagem de profissionais pode ser muito mais rápida e precisa com o uso de inteligência artificial. No fim, há uma redução no prazo de contratação.

Aumenta o potencial estratégico do RH

Um recente estudo veiculado pela Harvard Business Review mostrou que empresas com boas práticas de RH são, em média, 51% mais competitivas, se comparadas ao desempenho dos seus respectivos mercados.

Hoje, no entanto, as boas práticas estão diretamente ligadas à aquisição de tecnologias de ponta. Nesse sentido, as HR Techs ajudam a criar setores de RH mais competitivos e estratégicos ao sucesso dos negócios.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais de gestão de pessoas, tecnologias de RH e seleção de talentos? É só assinar nossa newsletter, vamos enviar novos materiais para o seu e-mail.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-