Funil de recrutamento: o que é, quais as etapas e como medir a eficiência do seu R&S

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Sumário

Assim como um funil direciona líquido para um ponto específico, o funil de recrutamento representa a jornada que os candidatos devem percorrer desde o estágio inicial de conscientização sobre uma vaga até sua contratação. A metáfora de funil é utilizada em diversos segmentos de mercado, pois  é uma representação gráfica que  permite  analisar a performance do  processo por etapa. No recrutamento e seleção é uma ferramenta importante para gerenciar seu processo de forma eficiente, identificando áreas de melhoria para atrair e engajar os melhores talentos.

Se sua empresa não usa essa ferramenta, elaboramos um guia para você. Entenda a importância dessa prática e como elaborar um para a sua empresa. Boa leitura!

Etapas do funil de recrutamento

O funil de recrutamento geralmente é dividido em várias etapas, que podem variar de acordo com a empresa e o setor, mas geralmente incluem:

Conscientização

É a fase em que os candidatos tomam conhecimento da existência de uma oportunidade na sua empresa. Isso pode ocorrer por meio de publicidade de vagas, postagens em redes sociais, indicações de funcionários ou outras fontes.

Interesse

Aqui, os candidatos demonstram interesse na vaga. Eles podem pesquisar mais sobre sua empresa, sua cultura organizacional, benefícios e oportunidades de crescimento, entre outros.

Inscrição

Nesta fase os candidatos decidem se candidatar à vaga, enviando seus currículos e informações de contato para o seu processo seletivo. Após a inscrição, é importante dar visibilidade sobre as próximas etapas do processo.

Testes e avaliações

Essa é uma etapa importante para validar a aderência dos candidatos inscritos na sua vaga. Por meio desses testes, você avalia habilidades, competências técnicas e compreende aspectos do comportamento e da personalidade de cada candidato

Triagem

Após receber as inscrições e receber os resultados dos testes e avaliações, os recrutadores revisam os currículos e outras informações para identificar os candidatos que melhor atendem aos requisitos da vaga.

Entrevistas

Os profissionais selecionados na triagem são chamados para entrevistas. É comum que ocorra mais do que uma. Afinal, essa etapa é fundamental para validar habilidades, experiências e traços de personalidade que sejam relevantes para o cargo e para a cultura da empresa.

Avaliação final e oferta

Depois das entrevistas, os recrutadores e gestores decidem quais candidatos são mais adequados para a vaga e fazem uma oferta de emprego ao candidato escolhido.

Contratação

Finalmente, o candidato aceita a oferta e se torna um novo funcionário da empresa. Este é o ponto final do funil de recrutamento.

Benefícios do funil de recrutamento

O funil organiza todo o processo de recrutamento e seleção e permite visualizar mais facilmente as etapas que precisam ser otimizadas. Confira a seguir os principais benefícios.

Eficiência

O funil de recrutamento permite que os recrutadores gerenciem o processo de recrutamento de forma mais eficiente, segmentando os candidatos em diferentes estágios e facilitando o acompanhamento de sua progressão.

Melhor qualificação de candidatos

Ao dividir o processo de recrutamento em etapas os recrutadores podem dedicar mais tempo e esforço para qualificar os candidatos em cada estágio, garantindo que apenas os candidatos mais adequados avancem para as próximas fases.

Redução de custos

A abordagem estruturada de funil de recrutamento pode ajudar a reduzir os custos de seus processos seletivos, eliminando desperdícios de tempo e recursos em candidatos que não atendem aos critérios necessários.

Melhor experiência do candidato

Em etapas bem estruturadas, o funil pode proporcionar uma experiência mais positiva para os candidatos, fornecendo informações claras sobre o processo, feedbacks e comunicação transparente ao longo de todo o processo de recrutamento.

Decisão embasada em dados

Ao monitorar o progresso dos candidatos em cada estágio do funil, os recrutadores podem coletar dados valiosos sobre o desempenho do processo de recrutamento, identificando áreas de melhoria e fazendo ajustes conforme necessário.

Como criar um funil de recrutamento

Para criar um funil de recrutamento eficaz, é importante seguir algumas etapas essenciais. Elaboramos um guia básico para te ajudar a criar o seu

Definir objetivos e requisitos da vaga

Entenda as necessidades específicas da vaga em aberto e os objetivos gerais do recrutamento. Defina as habilidades, experiências e qualidades necessárias para o cargo.

Identifique os estágios do funil

Defina os estágios pelos quais os candidatos passarão durante o processo de recrutamento. Isso geralmente inclui etapas descritas acima.

Crie materiais de apoio

Desenvolva materiais como descrições de cargos claras e atraentes, conteúdo de marca empregadora (employer branding), e informações sobre os benefícios e cultura da empresa. Esses materiais ajudarão a atrair e engajar os candidatos em potencial desde o início do funil.

Estabeleça canais de recrutamento

Identifique os canais de recrutamento mais eficazes para alcançar seu público-alvo com os anúncios de suas vagas. Isso pode incluir job boards, redes sociais, eventos de recrutamento, indicações de funcionários e parcerias com instituições de ensino.

Automatizar e otimizar o processo

 Utilize ferramentas de recrutamento e software de rastreamento de candidatos (ATS) para automatizar tarefas repetitivas, gerenciar currículos, acompanhar candidatos e coletar dados ao longo do funil. Isso ajudará a manter o processo organizado e eficiente.

Defina critérios de triagem

Estabeleça critérios para triagem de candidatos em cada etapa do funil. Isso garante que apenas os candidatos mais qualificados avancem para as próximas etapas do processo.

Proporcione uma experiência positiva aos candidatos

Ofereça uma experiência de recrutamento positiva aos candidatos em todas as etapas do funil. Isso inclui comunicação clara, feedbacks e uma abordagem respeitosa e acolhedora durante o processo.

Acompanhar e analisar os resultados

Meça e analise continuamente o desempenho do funil de recrutamento, utilizando métricas como taxa de conversão de candidatos, tempo médio de contratação e qualidade das contratações. Isso ajudará a identificar áreas de melhoria e fazer ajustes conforme necessário.

Como medir a eficiência do seu funil recrutamento

Para medir a eficiência do seu recrutamento é importante acompanhar indicadores específicos em cada fase do processo. Aqui estão algumas métricas que podem ser úteis

Alcance

Descubra quantas pessoas estão visualizando seus anúncios de vagas. Se suas publicações têm baixo alcance, vale reavaliar os canais que você está usando para divulgar as suas vagas. Este é um indicador importante para avaliar o sucesso dos seus esforços de atração de candidatos. 

Engajamento

Mais do que ver seus anúncios, é importante que eles engagem seu público-alvo. Para medir o nível de interesse das pessoas que acessaram a publicação da sua vaga, vale medir as reações nas redes, como likes e compartilhamentos. Você também pode entender quantas visitas originadas dos seus anúncios o seu site (ou página de carreira da sua empresa) recebeu. Caso não saiba como fazer isso, peça orientações para o seu time de marketing digital.

Taxa de conversão de candidatos

Um indicador de sucesso é medir a taxa de conversão das suas publicações de vaga. Dos profissionais que visualizaram seus anúncios, quantos deles se candidataram? Esta métrica também pode ser utilizada para medir a proporção de candidatos que avançam de uma etapa para outra do funil. 

Exemplo: a taxa de conversão da triagem de currículos para entrevistas preliminares. Essa é uma métrica que vai te ajudar a entender se suas publicações estão trazendo candidatos aderentes às suas vagas. Se você não está conseguindo selecionar candidatos com o perfil necessário é importante reavaliar a descrição da vaga, os canais de divulgação, os benefícios oferecidos, entre outros

Tempo médio para preencher uma vaga

Essa métrica avalia o tempo que leva desde o início do recrutamento até a contratação de um candidato para uma vaga. Ela pode te ajudar a estabelecer metas e identificar possíveis gargalos nos seus processos.

Taxa de rejeição de candidatos

Isso mede a proporção de candidatos que são rejeitados em cada etapa do funil. Indicar a eficácia da triagem inicial e se os critérios de seleção estão alinhados com as necessidades da empresa.

Satisfação do candidato

Colete feedback dos candidatos sobre sua experiência durante o processo de recrutamento. Isso pode ajudar a avaliar o engajamento dos seus candidatos e a eficiência de cada etapa do funil. Uma alta satisfação pode indicar que o seu processo está bem estruturado e transparente.

Fontes de recrutamento

Saiba de onde vêm os candidatos que avançam em cada etapa do funil. Isso pode ajudar a identificar quais canais de recrutamento estão gerando os melhores resultados na atração de talentos.

Taxa de conversão de ofertas aceitas

Essa métrica mede a proporção de candidatos que aceitam uma oferta de emprego após o processo de recrutamento. Uma alta taxa de conversão pode indicar que o processo de recrutamento está atraindo os candidatos certos e oferecendo condições atraentes.

Como a Harpio pode te ajudar

O funil de recrutamento é uma estratégia eficaz para melhorar seus resultados, mas a gestão dele nem sempre é algo fácil e aplicável em posições específicas ou complexas. Para esses casos, você pode contar com a Harpio: uma plataforma que alia tecnologia à experiência de headhunters especialistas na área que deseja. Fale com a gente.

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