5 motivos pelos quais você pode perder seus talentos

6 minutos para ler

Uma das maiores preocupações atuais dos líderes e empreendedores é com a perda dos colaboradores que apresentam um alto desempenho. Estes profissionais são muito disputados, principalmente quando há o desenvolvimento de projetos inovadores, afinal, muitas organizações querem expandir ideias e contar com esse tipo de talento pode fazer toda a diferença.

Para evitar essa perda, vamos listar neste post por que os colaboradores pedem demissão. Acompanhe!

Qual a importância da gestão de pessoas para a retenção?

Um erro comum entre os gestores e os profissionais de RH é acreditar que um bom salário e benefícios atraentes são o suficiente para manter seus melhores colaboradores. A verdade é que, para manter seus melhores contratados, a organização deve trabalhar em vários aspectos.

Um deles é a gestão adequada dos talentos, que procura identificar o perfil dos profissionais e criar condições para que eles se desenvolvam. Ao mesmo tempo, essa gestão ajuda a identificar quem não está engajado, entender o que motiva esse desânimo e até a criar programas que aumentem o envolvimento das equipes com o trabalho.

Perceber quais são as competências dos colaboradores e dar espaço para que eles consigam se aperfeiçoar é uma missão importante do gestor. Procure não limitar essas pessoas ao cargo em que exercem, assim elas podem mostrar suas capacidades em outras funções.

Para uma boa gestão de talentos e engajamento, é muito importante que os colaboradores percebam que são parte importante da empresa. A sensação de pertencimento aumenta a qualidade e o comprometimento com o trabalho.

Além disso, um processo de recrutamento e seleção feito com cuidado impacta na permanência dos seus melhores profissionais. Afinal, se a escolha for mal feita, em pouco tempo essas pessoas vão mostrar insatisfação. E como evitar que isso aconteça?

Uma das práticas importantes para uma boa aquisição de talentos é avaliar o fit cultural. Este termo está relacionado à adesão do candidato à cultura organizacional. Em outras palavras, mostra a afinidade dessa pessoa com a empresa ― uma pessoa mais descontraída provavelmente vai se sair melhor em um ambiente menos formal, por exemplo. Essas características podem ser reveladas com testes psicológicos e também perguntas diferenciadas durante as entrevistas.

Por que os colaboradores pedem demissão?

Vamos falar então sobre os 5 principais motivos que fazem com que o seu melhor talento peça as contas. São eles:

1. Falta de um trabalho significativo

Encontrar um propósito no trabalho é muito importante para o engajamento. Pode parecer até utópico para alguns, mas é um dos principais motivadores e faz toda a diferença na hora de manter aquele profissional excepcional na sua organização.

Para alinhar isso, as corporações devem deixar suas estratégias bem claras, para que o colaborador entenda qual é o seu papel e consiga ter uma visão ampla dos resultados e de como o seu trabalho impacta no todo.

Para ajudar essa pessoa a encontrar um propósito nas suas tarefas diárias, compartilhar os valores corporativos e as soluções propostas pelo produto ou serviço desenvolvido faz toda a diferença.

2. Impossibilidade de usar todos os pontos fortes

Você pode contar com uma equipe da mais alta performance, mas se limitar essas pessoas a trabalhos que exigem menos das suas qualificações corre um grande risco de perdê-las. É extremamente desmotivador ter várias capacidades e permanecer preso a um trabalho em que você acaba doando muito menos do que pode.

Para evitar esse problema, realize avaliações de desempenho e procure identificar todas as habilidades das pessoas que trabalham com você. De tempos em tempos, reorganize as equipes para aproveitar essas competências ao máximo, valorizando o profissional e aumentando a qualidade do trabalho, sem precisar buscar novos talentos no mercado.

A formação de equipes multidisciplinares também ajudam muito nesse aspecto, revelando conhecimentos até então desconhecidos e permitindo que essas pessoas colaborem mais do que é permitido pelo cargo que ocupam.

3. Falta de oportunidades de crescimento

Um profissional muito bem preparado, mas que não vê oportunidades para crescer na carreira dentro da sua organização certamente vai buscar outro lugar para trabalhar.

Um estudo feito pelo Consórcio Internacional de Pesquisa de Desenvolvimento de Executivos (International Consortium for Executive Development Research — ICEDR) e publicado pelo site Business Insider mostra que a escassez de possibilidades na corporação foi citada como motivo para sair da empresa por 65% dos talentos.

Procure, então, oferecer oportunidades por meio de projetos desafiadores, que abram espaço para que esses colaboradores possam se desenvolver e crescer na carreira.

4. Obrigação de escolher entre as vidas pessoal e profissional

O excesso de horas extras é outro fator que afeta negativamente a retenção dos colaboradores.

Ser obrigado a sacrificar constantemente as atividades pessoais e hobbies em prol do trabalho acaba com a motivação de qualquer talento.

Esse tipo de pressão acaba provocando o pedido de demissão dos seus melhores profissionais, que vão buscar outras oportunidades em empresas que respeitem os seus horários de descanso.

Vale lembrar que o excesso de trabalho pode afetar a saúde da sua equipe, aumentando o índice de faltas e prejudicando a fluidez dos projetos. Evite ao máximo que isso aconteça, contratando o número ideal de pessoas e tomando cuidado na hora de delegar tarefas.

5. Excesso de pressão

Um profissional passa boa parte do dia no ambiente de trabalho. Imagine um local com uma pressão por resultados muito grande, que oprime o colaborador e não dá espaço para momentos de descontração.

Não é necessário abrir mão dos resultados, mas é importante saber administrar essas cobranças. Uma liderança empática pode ajudar muito nesse aspecto, focando na entrega de um trabalho de qualidade e fornecendo o que for necessário para isso, desde o acompanhamento até a formação de um ambiente agradável e tranquilo.

Ao saber quais são os principais motivos pelos quais os funcionários pedem demissão, fica muito mais fácil administrar as equipes e evitar que esses problemas afetem a sua organização. Evitar a saída dos seus contratados de alta performance, além de garantir o bom desenvolvimento dos projetos, garante a formação de uma marca empregadora consistente.

Se você acha que as informações deste post ajudaram você, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais notificações que vão melhorar a gestão de pessoas na sua empresa!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-