Saiba como identificar o fit cultural em candidatos

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2O RH está cercado de novos termos e práticas que vêm para inovar processos conhecidos há tempos pelo setor — o fit cultural, por exemplo, é um deles. No mundo corporativo, essa é uma característica que pode significar o sucesso ou o fracasso no momento de contratar e integrar novos talentos para compor o time de trabalho.

Para entender melhor como o fit cultural impacta os resultados e o desempenho de qualquer organização, fique conosco. Neste post, você descobrirá o significado do termo, qual a sua importância para a empresa e como ele ajuda na contratação de novos colaboradores. Confira!

O que é o fit cultural?

Uma boa contratação é fruto da soma de diversos fatores, incluindo as características comportamentais e o estilo de trabalho de cada candidato. Uma simples análise curricular e a aplicação de testes técnicos não são suficientes para determinar que um candidato realmente é a melhor opção para uma função.

Nesse contexto, entra em cena o fit cultural, as características pessoais de cada profissional. Entre os requisitos estabelecidos pelas empresas existem detalhes que estão além das recomendações e do histórico profissional. Geralmente, eles estão relacionados com crenças, postura, valores, comportamentos e objetivos de vida de um candidato.

O fit cultural é, portanto, o alinhamento das características que definem os candidatos como pessoa com aquelas que fazem de cada empresa um espaço único de trabalho. Contudo, essas características nem sempre são fáceis de determinar. Boa parte delas nem sequer é verbalizada, pois têm a ver com aspectos informais da corporação.

Assim, além de buscar um profissional com experiência, formação na área e bom histórico, a empresa também deve procurar por aqueles que tenham a ver com sua visão, seus valores, seu ambiente e estilo de trabalho.

Qual é sua importância para a empresa?

Apenas a análise do currículo e a escolha de alguém com excelentes qualificações técnicas não é o suficiente para garantir que uma contratação seja acertada. É preciso considerar a cultura organizacional e o nível de alinhamento ou proximidade que o candidato tem com ela.

A cultura organizacional é um dos aspectos mais importantes no que diz respeito ao que a empresa é de fato no dia a dia. É como se fosse sua personalidade. Além disso, ela pode reter talentos, mobilizar esforços, motivar equipes e proporcionar experiências relevantes para os colaboradores.

Por ser algo tão relevante, é essencial considerá-la no momento de efetuar novos recrutamentos e seleções. Por melhor que seja um profissional, com um currículo impecável, experiência na sua área de atuação e ótimas formações, ele pode enfrentar sérios problemas de desempenho caso não se adapte à cultura organizacional.

O contrário também é verdadeiro. Se um profissional se encaixa na cultura empresarial e compartilha da mesma visão e dos mesmos objetivos da organização, sua percepção de valor sobre o trabalho que exerce tende a aumentar.

O resultado disso são colaboradores mais engajados, satisfeitos, motivados e eficientes, tornando o alinhamento do fit cultural uma ferramenta estratégica indispensável.

Quais as vantagens de considerar o fit cultural?

Como você pode perceber até aqui, analisar o fit cultural proporciona diversas vantagens, tanto para o processo de seleção quanto no contexto geral da organização. No entanto, existem basicamente três benefícios principais gerados para a área de RH, os quais você pode observar a seguir.

Maior precisão na seleção

Significa recrutar e atrair as pessoas certas para o processo seletivo, ou seja, usar ferramentas tecnológicas que permitam identificar pessoas que irão performar melhor, ser mais felizes e ficar na empresa por mais tempo, por conta do fit cultural da empresa.

Retenção de talentos

Esse benefício é gerado pelo sentimento de pertencimento que os profissionais tem ao fazerem parte de um grupo com objetivos comuns e pela satisfação gerada por suas realizações, as quais se tornam alinhadas com a ideologia da organização.

Sinergia no trabalho

Contratar os profissionais certos facilita o entrosamento e o engajamento das equipes, fazendo com que os trabalhos, mesmo quando individuais, complementem resultados de alto desempenho.

A combinação desses fatores permite que várias outras vantagens também sejam percebidas. Entre elas, a redução de custos (especialmente com rotatividade) e o aumento na entrega de valor para o público interno, com condições suficientes para fortalecer o DNA da corporação e destacá-la como uma empresa em que se deseja trabalhar, por exemplo.

Como o fit cultural ajuda na contratação?

Reduz rotatividade

Por aumentar o engajamento e, consequentemente, a retenção de talentos, o fit cultural tem um papel importante na identificação do candidato com a empresa em que ele escolheu trabalhar.

Dessa forma, seus objetivos profissionais estarão alinhados com ela, e o crescimento dela também significará seu desenvolvimento individual. Com isso, a satisfação e a motivação aumentam e a rotatividade diminui.

Diminui custos com contratação e demissão

Com menos rotatividade, menores são os custos de demissão e contratação. Cada vez que um novo colaborador não consegue se adaptar à cultura empresarial, são gerados vários custos com sua demissão.

Além disso, é preciso buscar outro candidato para aquela vaga, sendo necessário começar todo o processo seletivo desde o recrutamento. O resultado disso é desperdício de recursos financeiros e de tempo. Porém, com a análise do fit cultural, esse custo desaparece.

Aumenta a maturidade da equipe

A contratação de colaboradores que compartilham da mesma visão que a empresa torna muito mais fácil um dia a dia de trabalho focado em resultados e bom desempenho.

Dessa forma, o ambiente propicia tanto o desenvolvimento individual quanto o coletivo e potencializa a construção de carreiras sólidas e comprometidas.

Contribui para a satisfação dos profissionais

Além de empresa e colaborador caminharem na mesma direção, as conquistas são comemoradas em conjunto, possibilitando a valorização adequada dos esforços. Quando uma empresa tenta reconhecer suas equipes com recompensas que não fazem sentido para elas, o resultado é praticamente nulo.

No entanto, quando o reconhecimento está de acordo com a visão que ambos têm, ele ajuda a otimizar os resultados.

Estimula um clima organizacional saudável

Um ambiente de trabalho no qual as pessoas conseguem construir bons relacionamentos, estabelecem trocas vantajosas entre si e crescem juntas é um local saudável.

O clima organizacional é construído com base nas interações que ocorrem e, em grande parte, está pautado em aspectos informais da convivência. Contratar as pessoas a partir da análise de fit cultural facilita a combinação de talentos com um mesmo objetivo e de perfis que não sejam conflitivos.

Como você viu, o fit cultural combina aspectos essenciais da empresa com características individuais das pessoas, algo que vai além das determinações formais de qualquer organização.

Por isso, ele tem por objetivo enriquecer o processo seletivo e tornar possível a articulação de equipes que performem melhor, sejam mais felizes no ambiente de trabalho e permaneçam na empresa por mais tempo.

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