A importância de fornecer feedback aos candidatos durante o processo de seleção!

3 min de leitura

Sumário

Sabe aquela sensação de estar no escuro quando participa de um processo seletivo? Você envia seu currículo e aguarda uma resposta ansiosamente do entrevistador, mas não sabe ao certo se seu perfil está sendo avaliado, se a empresa já descartou sua candidatura ou se está interessada em te conhecer melhor.

O que pode ocasionar a falta de Feedback?

Essa falta de Feedback pode gerar ansiedade e desmotivação nos candidatos, o que é muito ruim para a imagem da empresa. Para evitar gerar esse transtorno, é importante fornecer Feedback durante o processo de seleção,

Essa é uma ferramenta poderosa para construir uma relação de confiança e transparência, além de ajudá-los a entender melhor o processo e o que está sendo avaliado.

E por mais que o candidato não tenha sido aprovado nesse processo, com o Feedback bem construído, poderá deixar essa porta aberta para que ele retorne mais preparado, e sabendo o que é necessário para conquistar a oportunidade almejada.

Lembre-se que o processo de seleção, acima de qualquer necessidade, deve ser humanizado, por isso, jamais esqueça de fornecer Feedback ao candidato.

Mas como fornecer Feedback de maneira eficaz?

Primeiro, é importante definir critérios claros de avaliação e comunicá-los aos candidatos, dessa forma, eles saberão quais competências e habilidades estão sendo avaliadas e poderão se preparar melhor para a entrevista.

Esse Feedback pode ser uma oportunidade para apontar os pontos fortes e pontos de melhoria do candidato, que pode inclusive colaborar com a carreira do mesmo, e ajudar nos próximos processos seletivos.

Ao dizer simplesmente que o candidato não foi selecionado, é importante explicar os motivos pelos quais ele não foi escolhido e fornecer sugestões para melhorias.

Por exemplo, se um candidato não teve um desempenho bom em uma determinada habilidade, é importante explicar como ele pode aprimorá-la e indicar recursos, formações e caminhos que possam ajudá-lo.

Benefícios para empresa

O Feedback também pode ser uma oportunidade para a empresa aprender e melhorar seus processos de seleção.

Ao avaliar as habilidades e motivações dos candidatos, a empresa pode identificar lacunas em sua equipe e planejar ações para preenchê-las.

Além disso, um candidato que passou por um processo de recrutamento humanizado e transparente, recomendará sua empresa e transbordará para o mercado.

Em resumo, fornecer Feedback aos candidatos durante o processo de seleção é fundamental para construir uma relação de confiança e transparência, além de ajudá-los a entender melhor o processo e o que está sendo avaliado. É uma prática que pode beneficiar tanto os candidatos quanto a empresa, e deve ser incentivada e valorizada.

Conheça a Harpio

Profissionais qualificados por especialistas para atender a sua necessidade

Encontrar profissionais nunca foi tão fácil

Tenha acesso a plataformas inteligentes com dados reais e soluções personalizadas para você!

Edit Template
Compartilhar
Assuntos Populares
  • Empresa
  • Recrutamento e Seleção
  • Recursos Humanos

Assuntos relacionados

Employer Branding: como ser a empresa que todo mundo quer trabalhar
5 min de leitura
Por que sua empresa precisa de um headhunter
4 min de leitura
As competências essenciais para recrutar um especialista em finanças
4 min de leitura

Quer receber conteúdos incríveis?

Assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

© 2020 – 2023 | Harpio Recursos Humanos Especializados Ltda.

Inscrição confirmada

Agora você receberá todas as novidades em primeiro lugar!