Logo Harpio

Escuta ativa: a chave para se tornar um talent hunter de excelência!

Você, Talent-Hunter, já parou para pensar na importância da escuta ativa no seu trabalho?

Como um profissional responsável por identificar e recrutar os melhores talentos para uma empresa, a escuta ativa é uma ferramenta importante para melhorar o processo de seleção. Vamos aprofundar um pouco mais nesse tema?

O que você ganha praticando a escuta ativa?

A escuta ativa traz uma série de benefícios para o processo de seleção. Ao ouvir atentamente as respostas dos candidatos, o talent-hunter pode identificar pontos fortes e fracos, compreender melhor as competências técnicas e comportamentais, identificar motivações e objetivos de carreira, bem como obter insights valiosos sobre a personalidade e valores dos candidatos.

Em resumo, proporcionar uma experiência positiva para o candidato, aumentará a sua satisfação e interesse pela vaga.

Mas afinal, o que é escuta ativa?

A escuta ativa é o termo utilizado na comunicação onde o foco é ouvir com atenção. É necessário se dedicar para ouvir o que o candidato tem a dizer, interpretando não apenas as palavras, mas também os gestos, expressões e emoções transmitidas durante a conversa. Demonstrar empatia e interesse fará total diferença para que o candidato sinta-se a vontade em se expressar.

Qual é a importância da escuta ativa?

Através da escuta ativa, somos capazes de compreender as necessidades, desejos e preocupações dos outros, permitindo-nos responder de maneira mais adequada e efetiva. Portanto, estamos investindo em uma comunicação mais clara, colaborativa e significativa.

Dessa forma, além demonstrar interesse genuíno pelo que o candidato está dizendo, cria-se um ambiente de confiança e empatia, o que facilita a comunicação e o engajamento.

Como você pode praticar a escuta ativa?

Aqui estão algumas técnicas e melhores práticas que podem ajudar no aprimoramento dessa habilidade:

1. Esteja presente: concentre-se completamente na pessoa que está falando, evitando distrações e interrupções.

2. Faça perguntas abertas: incentivar o candidato a falar mais, explorando diferentes aspectos de sua experiência e competências, deixe ele bem a vontade nesse momento.

3. Demonstre interesse: mostre que você está interessado e valoriza o que o candidato tem a dizer, através de expressões faciais, contato visual e linguagem corporal adequada.

4. Pratique a empatia: tente se colocar no lugar do candidato, entendendo suas perspectivas e sentimentos.

5. Evite julgamentos precipitados: mantenha a mente aberta e evite tirar conclusões precipitadas antes de ouvir completamente o candidato.

6. Tome notas: faça anotações ou palavras-chaves durante a entrevista para ajudar na compreensão e lembrança posterior, mas foque no que o candidato tem a dizer mantendo contato visual, demonstre que o candidato é o seu principal foco na conversa.

Com a prática constante dessas técnicas, você se tornará um talent-hunter ainda mais eficiente e capaz de identificar os melhores talentos para as empresas.

Agora que você entende a importância da escuta ativa no seu trabalho como talent-hunter, é hora de colocar em prática. Lembre-se que cada conversa com um candidato é uma oportunidade única de conhecer e encontrar o profissional ideal para a vaga.

Gostou do artigo? Compartilhe com outros talent-hunters e deixe sua opinião nos comentários.

Sumário

Compartilhe

newsletter

Não perca nenhum conteúdo importante!

Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações em primeira mão!

Logo Harpio
© 2020 – 2023 | Harpio Recursos Humanos Especializados Ltda.
Av. Angélica, 2529 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01227-200.

Inscrição confirmada

Agora você receberá todas as novidades em primeiro lugar!