Entenda a importância do feedback construtivo no processo seletivo?

4 min de leitura

Sumário

Durante sua trajetória profissional, é provável que você já tenha passado por alguns processos seletivos. E nesses momentos, é natural criar expectativas em relação ao desfecho, e também é possível que você já tenha enfrentado situações em que não foi aprovado. Nessas ocasiões, um feedback construtivo, teria feito toda a diferença, não é verdade?

Hoje você no papel de um recrutador pode ajudar a moldar um novo cenário para os candidatos, e minimizar os impactos desse momento, que carregam ansiedade e insegurança, além de garantir uma experiência positiva para os candidatos no momento do feedback.

Mas e agora, como fornecer esse feedback? Nesse artigo temos dicas preciosas para te ajudar.

O que é um feedback construtivo no Recrutamento

O feedback construtivo no recrutamento vai além de simplesmente dizer “sim” ou “não” aos candidatos, ou uma mensagem genérica. Trata-se de fornecer informações claras, específicas e valiosas sobre seu desempenho durante o processo seletivo.

É essencial que o feedback seja específico e baseado em fatos observáveis. Evite fazer generalizações ou julgamentos pessoais. Além disso, é importante que o feedback seja equilibrado, destacando tanto os pontos fortes quanto as áreas de melhoria do candidato.

Pode-se abordar diversos aspectos, como a forma como o candidato se apresentou, suas habilidades técnicas, competências comportamentais e até mesmo a adequação à cultura da empresa. Ao fornecer orientações, os candidatos podem entender onde se destacaram e onde podem melhorar, direcionando seus esforços de desenvolvimento de maneira mais eficaz.

Além disso, é uma oportunidade para as empresas demonstrarem seu compromisso com o crescimento e desenvolvimento dos profissionais. Ao oferecer um retorno claro e objetivo, as empresas mostram que valorizam o potencial dos candidatos e estão dispostas a investir em seu crescimento. Isso pode resultar em uma reputação positiva no mercado de trabalho, fortalecendo a marca empregadora do cliente e sua como talent-hunter.

É importante ressaltar que esse momento cria um ambiente de confiança e respeito mútuo, onde os candidatos se sentem valorizados e motivados a buscar o aprimoramento contínuo.

Em quais fases preciso dar esse feedback construtivo?

Cada interação é uma oportunidade única, por isso separemos os 3 principais momentos em que devemos dar maior atenção:

Após Entrevistas: 

Mesmo o candidato não tenha sido selecionado na primeira fase do processo, é importante que ele saiba quais foram os pontos fortes ou de atenção, identificados durante a entrevista. Dessa forma, ele poderá aprender com as experiências e se preparar melhor para futuras oportunidades.

Após Testes e Avaliações:

Durante o processo seletivo, é comum que os candidatos realizem testes e avaliações para avaliar suas habilidades e conhecimentos, e seria de grande enriquecimento obter acesso aos resultados.

Conheça a Harpio

Profissionais qualificados por especialistas para atender a sua necessidade

Encontrar profissionais nunca foi tão fácil

Tenha acesso a plataformas inteligentes com dados reais e soluções personalizadas para você!

Feedback Pós Contratação:

Integração e Desenvolvimento Contínuo: O candidato foi contratado! Parabéns para todos os envolvidos! Mas ainda aqui você pode contribuir para que essa jornada seja de sucesso, e fornecer orientações e dicas para o desenvolvimento contínuo para esse profissional. Além disso, você ajudará em incentivar e motivar o colaborador a alcançar resultados ainda melhores.

Integrando o Feedback Construtivo:

Em resumo, ao priorizar o feedback em todas as interações de recrutamento, é possível transformar o processo seletivo e fazer a diferença na carreira dos candidatos, além disso, feedbacks melhora a experiência do candidato com sua marca empregadora, influenciando diretamente sua capacidade de atrair talentos.

Na Harpio, acreditamos que somos responsáveis por fazer a diferença na vida de nossos candidatos. É por isso que priorizamos oferecer a cada talento um feedback único e personalizado.

Agora que você já sabe da importância do feedback, vamos construir juntos processos seletivos mais humanizados e moldar o futuro do mercado de recrutamento e seleção?

Junte-se a nós nesse propósito! Se você gostou desse conteúdo, não esqueça de compartilhar e fortalecer ainda mais essa cultura!

Esperamos ver você de volta, combinado?

Compartilhar
Assuntos Populares
  • Empresa
  • Recrutamento e Seleção
  • Recursos Humanos

Assuntos relacionados

Employer Branding: como ser a empresa que todo mundo quer trabalhar
5 min de leitura
Por que sua empresa precisa de um headhunter
4 min de leitura
As competências essenciais para recrutar um especialista em finanças
4 min de leitura

Quer receber conteúdos incríveis?

Assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

© 2020 – 2023 | Harpio Recursos Humanos Especializados Ltda.

Inscrição confirmada

Agora você receberá todas as novidades em primeiro lugar!