Definir metas de time e individuais ajuda a aumentar a produtividade e o engajamento

definir metas de time
6 minutos para ler

Aonde você quer chegar com sua equipe? Essa é uma pergunta que todo gestor precisa saber responder prontamente. Para isso, é necessário definir metas de time e revê-las constantemente.

Neste artigo, vamos compartilhar com você um pouco sobre a importância de definir metas individuais e de time e qual é a melhor forma de elaborar esses objetivos com foco em engajamento e produtividade. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância da definição de metas?

A metodologia OKR (Objectives and Key Results) é considerada um dos fatores de sucesso de grandes empresas como Google e Intel. Isso porque ela é estratégica para criar objetivos de curto, médio e longo prazo — sejam eles individuais, sejam para equipes ou toda a organização.

Já pensou por que definir metas de time é importante? Abaixo, acompanhe alguns aspectos relacionados a isso.

Direção e propósito para os colaboradores

Primeiramente, determinar objetivos dá senso de direção e de propósito para os colaboradores. Uma pesquisa do LinkedIn mostrou que ter propósito no trabalho está atrelado à motivação dos talentos e diretamente ligado ao lucro da empresa.

Esses fatores têm levado as organizações a construírem culturas sólidas, com missão, visão e valores bem definidos e recebidos por toda a equipe.

Aumento do engajamento

Além de estabelecer objetivos, definir OKRs impulsiona o engajamento do time. O fato de “saber para onde vai” é pontual na motivação dos profissionais em seu ambiente de trabalho. Esse aspecto evita que eles se percam nas inúmeras atividades da rotina, tendo sempre à frente alvos definidos.

A metodologia OKR não incentiva uma espécie de gratificação para metas alcançadas. Em vez disso, promove um ambiente no qual pequenas e grandes conquistas são celebradas por todos. Essa é uma forma de deixar de lado a competição nociva de alguns locais de trabalho, substituindo-a por uma caminhada coletiva rumo ao sucesso.

Crescimento da produtividade

Definir metas de time consequentemente causa progresso na produtividade, contando com colaboradores engajados que sabem aonde querem e precisam chegar e veem claramente o porquê disso.

Ao fim de cada ciclo de metas, a comemoração com um discurso positivo, de agradecimento, que fortaleça o trabalho em equipe e destaque a importância de aprendizado e desenvolvimento constantes vai recarregar as energias do time para o próximo alvo a ser alcançado.

Como definir metas de time e individuais?

Agora que você já sabe que definir metas de time pode mudar paradigmas em sua organização, que tal descobrir as melhores formas de fazer isso acontecer?

Para começar, faça duas perguntas baseadas na metodologia OKR:

  1. Quais são os grandes objetivos da sua empresa?
  2. De quais resultados você precisa para alcançá-los?

Analise o plano de negócio

Para responder as perguntas acima, você vai precisar de uma análise minuciosa do seu plano de negócio, afinal, é ele que dá o norte para as pequenas e grandes decisões a serem tomadas.

Nesse momento, muitos gestores acabam revendo estratégias que não têm gerado resultados satisfatórios e fazem mudanças que são decisivas para o impulsionamento.

Embasando-se nos grandes objetivos e tendo como parâmetro a missão, a visão e os valores da empresa, é possível traçar estratégias, organizar os recursos disponíveis e designar os talentos ideais para desempenhar os papéis que vão levar aos resultados.

Busque pelo potencial de cada colaborador

Conhecer bem a equipe de colaboradores e saber das habilidades e competências de cada um é decisivo para traçar objetivos que produzem resultados satisfatórios. Essa qualidade, inerente nos bons gestores, contribui para enxergar o potencial de cada membro do time, além de investir no desenvolvimento da equipe.

Ao buscar pelo potencial dos talentos, é preciso entender as individualidades de cada um, as motivações pessoais, as capacidades de liderança nata, o desejo por desenvolvimento constante e o alinhamento com os objetivos da equipe.

Neste último ponto, voltamos ao fator propósito, já que indivíduos que o encontram em seu trabalho estão muito mais dispostos a buscar o avanço do time e o crescimento da empresa.

Defina as metas

Após essas duas etapas, o gestor pode traçar novas metas. Esse é um momento interessante, no qual muitos executivos chegam à conclusão de que algumas estratégias não estão sendo eficazes e decidem substituí-las por novas. Afinal, não basta estar ocupado, é preciso ser eficiente nos afazeres.

Mas atenção! É preciso ter cautela ao definir metas de time. Objetivos arrojados podem sim impulsionar a produtividade e engajar os colaboradores, porém metas impossíveis de serem alcançadas causam desânimo e sensação de incompetência no coletivo.

Em relação às características mais importantes para definir metas de time, podemos ressaltar que elas precisam:

  • ser estratégicas;
  • ser claras e objetivas;
  • ser alcançáveis;
  • ter prazos definidos;
  • ter significado/propósito relevante;
  • mostrar o papel que cada um vai desempenhar.

Como funciona o acompanhamento de metas?

Por fim, depois de definir metas de time, é preciso acompanhá-las de perto periodicamente. Isso porque de nada adianta traçar objetivos que serão engolidos pela rotina e acabarão por passar batidos em meio aos desafios diários.

Para acompanhar as metas, é importante contar com os indicadores de performance — também chamados de KPIs (Key Performance Indicator). São eles que vão nortear e possibilitar a avaliação do progresso da sua empresa.

No entanto, também é desafiador definir os indicadores ideais que vão dar conta das métricas que o gestor realmente quer e precisa ver. Essas métricas podem ser usadas para tomadas de decisão, mudanças de estratégia, engajamento de funcionários e alcance de metas.

Entre os principais KPIs que você pode usar em sua organização estão os indicadores de:

  • eficiência;
  • produtividade;
  • lucratividade;
  • competitividade; e
  • efetividade.

É relevante que as métricas sempre sejam acompanhadas não só pelo gestor, mas também por todo o time, a fim de dar um panorama dos avanços e motivar um desempenho ainda mais satisfatório.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Como vimos, definir metas de time é um passo decisivo para engajar sua equipe e aumentar a produtividade. Certamente sua empresa não será a mesma depois de unir todos os colaboradores em prol de objetivos claros, comuns e com propósito.

Acha que este conteúdo pode ser útil para seus colegas? Então, aproveite e compartilhe esse conhecimento em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-