Contratação de profissionais: saiba como garantir o engajamento do candidato

Contratação de funcionários
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Você já soube de algum profissional que saiu de um processo seletivo decepcionado e sentindo que jogou fora seu tempo? Isso infelizmente acontece em várias organizações que não investem em seu processo de contratação de funcionários.

Pense bem, o recrutamento é o primeiro contato que um profissional terá com sua empresa, e como qualquer início de relacionamento, é necessário passar boa impressão e, é claro, ser transparente.

Neste post, explicamos como um processo seletivo de sucesso começa na valorização do candidato e na criação de engajamento. Continue a leitura e entenda!

Por que se preocupar com o engajamento?

Ao perguntarmos aos profissionais da área de RH o que eles procuram garantir em um processo de recrutamento, muitos vão responder que o maior objetivo é chegar ao candidato ideal para a vaga.

Mas um processo seletivo precisa ir além disso. Esse é um momento em que a empresa se apresenta para os profissionais, mostra o que espera de cada um deles e também o que deseja oferecer.

A seleção é a oportunidade de criar valor para a empresa e para a vaga concorrida, indo além dos tradicionais benefícios oferecidos em um anúncio e mostrando que a corporação está, de fato, interessada em ter um excelente profissional integrando à equipe.

Assim, a criação de engajamento passa a ter mais objetivos do que apenas garantir a fidelidade dos participantes do processo, com o cumprimento de prazos e o baixo nível de evasão.

É por isso que garantir o engajamento dos candidatos no processo seletivo em sua empresa deve ser prioridade para o setor de RH. Aproveite esse momento para solidificar a imagem da organização para os profissionais do mercado e mostrar uma cultura com valores inestimáveis.

Como obter a participação esperada?

Você pode reconhecer que o engajamento é uma necessidade para seu recrutamento, mas já executou estratégias específicas para que ele aconteça?

Separamos algumas dicas para gerar o comprometimento desejado em um processo de contratação de funcionários que tenha excelentes resultados. Veja a seguir.

Apresente a cultura da empresa

Fazer parte de uma empresa de cultura forte e, também, com valores relevantes, tem se tornado o grande objetivo de muitos profissionais que buscam satisfação e propósito no trabalho.

Assim, se sua organização tem uma cultura sólida e um bom clima corporativo, isso é um grande trunfo para criar ainda mais desejo nos candidatos em integrar o time.

É possível levar o grupo de profissionais para conhecer as dependências e as equipes da empresa, apresentar a história e os valores, usando, inclusive, ferramentas tecnológicas que têm ainda mais capacidade de gerar engajamento.

Crie um cronograma do processo

Mostrar organização e planejamento também é passar profissionalismo. Indo além, é mostrar para o candidato que a organização se preocupa com sua agenda pessoal.

Não é difícil encontrar empresas que convocam candidatos para se apresentarem no mesmo dia para uma nova etapa da contratação de funcionários. Outras não disponibilizam nenhum calendário do processo, deixando às cegas os interessados na vaga.

Deixar de lado esse tipo de atitude mostra respeito pelos profissionais, além de ser útil para que não haja perda de bons candidatos por conta de conflitos na agenda.

Ofereça benefícios pela participação

Para garantir engajamento, o RH pode fazer uso de diferentes estratégias de criação de valor, oferecendo aos candidatos benefícios pela participação no processo seletivo. Dessa forma, o interesse vai além de simplesmente conseguir a vaga.

Os talentos podem ser atraídos pela possibilidade de criar uma rede de contatos, palestras com gestores da empresa e testes de aptidões e personalidade, por exemplo.

Ofereça feedback aos candidatos

Tornar o processo de contratação de funcionários em uma verdadeira jornada de autoconhecimento para o profissional é extremamente estratégico para a área de RH.

Juntamente aos testes, entrevistas e palestras, o feedback é fundamental para mostrar ao candidato que a empresa tem interesse em ajudá-lo em seu crescimento, e não apenas saber se ele é apto ou não para a vaga.

Passe o maior número possível de informações

A transparência no processo é valiosa para a contratação de funcionários e tem grande impacto no índice de rotatividade, ocasionado por admissões equivocadas.

É preciso que cada candidato tenha uma visão clara da vaga em aberto, das habilidades requisitadas, da remuneração e dos benefícios oferecidos.

O que mais é preciso fazer para garantir o sucesso do processo seletivo?

Para auxiliar você ainda mais em um processo de recrutamento que gere engajamento, resolvemos pensar mais algumas soluções.

Dando um passo atrás ao momento efetivo da seleção, selecionamos mais duas ações que você pode tomar antes mesmo de ter os candidatos na sala do RH.

Use a tecnologia para atrair os melhores candidatos

A inteligência artificial passou a ser uma grande aliada dos profissionais de recursos humanos nos últimos anos. Essa tecnologia tem permitido que empresas criem arquétipos embasados no perfil dos profissionais da equipe, nos valores da organização e nas habilidades e competências requisitadas.

A partir desses perfis, ferramentas que utilizam a inteligência artificial conseguem atrair ou buscar os profissionais ideais para participar do processo seletivo.

Esse avanço tem permitido um recrutamento com profissionais interessados e engajados, além de contratações mais acertadas.

Conte com uma consultoria especializada

Mas se além de contar com a tecnologia, a equipe de RH tiver ao lado especialistas no mercado de recrutamento e seleção? Isso é possível e tem sido uma estratégia muito usada por médias e grandes empresas, proporcionando resultados surpreendentes.

Uma consultoria estratégica em RH consegue unir a ciência de dados avançada com a profunda compreensão de pessoas e percepção do mercado.

A Harpio tem se destacado nesse mercado de contratação de funcionários pela eficácia de seu processo. Ele é resultado de um mapeamento da cultura da empresa e dos valores e competências dos candidatos, que tem o objetivo de garantir a melhor combinação entre talento e oportunidade.

Contando com a consultoria da Harpio, o processo seletivo da sua empresa vai poder engajar candidatos com avaliações técnicas, testes de idiomas, entrevistas com consultores especializados e outras estratégias.

Entre em contato com nossa equipe! A Harpio quer ajudar o seu time de RH a realizar um processo de contratação de funcionários com foco em engajamento e na seleção dos melhores profissionais para sua empresa!

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