Por que vale a pena investir em uma consultoria de recrutamento?

consultoria de recrutamento
7 minutos para ler

Precisão no processo de seleção é um bom argumento para justificar a importância do trabalho de uma consultoria de recrutamento. Em um primeiro momento, pode parecer algo simples. Porém, é importante lembrar que o capital humano tem uma relevância cada vez maior para o sucesso das empresas, sendo uma das principais vantagens competitivas das operações.

A explicação para isso? Em um ambiente mais comoditizado, tem sido difícil construir e manter diferenciais com base apenas nos aspectos funcionais de produtos e serviços. Então, a saída é investir em experiências capazes de promover o engajamento do cliente em torno da marca.

Mas como conseguir isso com o público externo sem a adesão dos colaboradores? Impossível!

Assim, voltamos ao início da história. Contratar e manter pessoas que façam a diferença para a reputação da empresa exige serviços especializados. Afinal, é dessa forma que podemos chegar a um processo de RH mais estratégico e não meramente operacional.

Neste artigo, vamos mostrar a relevância da consultoria de recrutamento para essa mudança em relação ao papel dos recursos humanos. Além disso, separamos também algumas dicas sobre os fatores que devem ser avaliados na escolha dos seus parceiros nessa área. Vamos lá?

O que faz uma consultoria de recrutamento e seleção?

Se a contratação e a retenção de talentos têm função estratégica para as empresas, não faz sentido que o processo de seleção seja feito de forma amadora. Esse é o primeiro aspecto a ser considerado na atuação de uma empresa especializada nessa área. Como esse é o seu core business, ela tem métodos que garantem mais precisão na execução das tarefas.

Nesse contexto, é importante lembrar que uma consultoria realiza toda a organização do processo de entrevista e de contratação, desde a prospecção até o fechamento da vaga. Outro aspecto crucial é que ela se encarrega de dar retornos precisos aos profissionais que participaram do processo seletivo e de gerir todos os compromissos nas agendas.

Por que contratar uma consultoria de RH?

Mais precisão na escolha dos profissionais

Escolher os profissionais ideais para cada vaga é um dos benefícios mais importantes obtidos pelas empresas que recorrem aos serviços especializados de uma consultoria de RH. Isso não acontece por acaso, mas sim a partir da adoção de métodos adequados. Nesse caso, estamos nos referindo desde o uso da tecnologia para apoiar o processo de seleção até o emprego de técnicas desenvolvidas para driblar eventuais dificuldades.

Como exemplo, podemos citar o caso do LinkedIn. Atualmente, cerca de 70% dos profissionais da base de dados são passivos, ou seja, não estão se aplicando ativamente a posições de trabalho. Com isso, há um grupo majoritário de profissionais que pode estar fora do radar, apesar do potencial para determinado posto.

Quando a empresa tem uma consultoria que realiza a busca de talentos, ou hunting, ela consegue alcançar esses profissionais, o que aumenta as chances de chegar no perfil ideal de colaborador. Vale ressaltar que, segundo uma pesquisa do próprio LinkedIn, 85% das pessoas que são contatadas por um recrutador declaram interesse na oportunidade, mesmo que não estejam procurando emprego ativamente.

Processos de contratação mais ágeis

Considerando que hoje é difícil encontrar quem não atue com equipes reduzidas, a agilidade na ocupação de vagas abertas é um fator crítico para as empresas.

Nesse sentido, a consultoria leva vantagem. Primeiro, porque está acostumada a lidar com esse tipo de pressão. Segundo, já sabe o que fazer para agilizar os processos e conta com um time totalmente dedicado à execução dessa tarefa.

Importante considerar ainda o fato de que a busca costuma ser mais abrangente, uma vez que essas empresas conseguem realizar ações inbound e outbound ao mesmo tempo, ou seja, conseguem atrair e buscar ativamente candidatos.

Adoção de práticas especializadas

Quem se especializa numa área tem como obrigação a busca de práticas inovadoras, uma vez que isso é determinante para manter sua relevância no mercado.

No caso das consultorias de recrutamento, o investimento envolve tanto o uso de novas tecnologias (marketing digital, técnicas de SEO e sistemas automatizados) como o entendimento das particularidades do ambiente corporativo.

Diferentemente do que se imagina, por exemplo, é preciso atenção com o uso de certas plataformas digitais para contratação e seleção. Segundo dados reunidos pela equipe da Harpio, mais de 75% das candidaturas dos profissionais em sites são abandonadas em razão dos problemas de navegabilidade encontrados nas páginas.

Para evitar esse tipo de contratempo, as consultorias não se limitam a trabalhar apenas com um banco de dados ou com profissionais que se aplicam à posição. É comum o consultor fazer uma ligação telefônica para conversar com os profissionais, independentemente de ele estar ou não buscando uma oportunidade — o que também amplia as possibilidades de encontrar o perfil ideal.

Alinhamento estratégico

Uma das preocupações de quem recorre ao serviço de terceiros para recrutamento e seleção é perder o alinhamento estratégico com os valores da organização. Pois saiba que, se o trabalho for realizado da forma correta, isso não vai acontecer.

A consultoria adota uma série de medidas para garantir que o profissional selecionado se encaixe no perfil da empresa. Além de reuniões específicas para promover o alinhamento do perfil da vaga, a consultoria usa ferramentas para mapear a cultura corporativa e entender quais são as atitudes padrões dentro desse grupo.

Com isso, consegue definir o que chamamos de “arquétipo”, um modelo comportamental que será comparado com os profissionais que participarem dos processos seletivos, a fim de identificar se o fit cultural deles combina com as expectativas da organização.

O que avaliar ao buscar uma consultoria de recrutamento e seleção?

Reputação e credibilidade

Numa área tão exposta como a de RH, não é difícil obter informações que ajudem a formar uma boa (ou má) percepção sobre a empresa. Valem depoimentos de clientes e de candidatos, relação com parceiros de negócio, entre outros. Hoje em dia, não faltam fontes de dados para avaliar a reputação e a credibilidade das consultorias.

Nível dos consultores

É importante conhecer o consultor que vai realizar a caça aos candidatos e fazer as entrevistas. Lembre-se de que, na realização desse tipo de trabalho, esse profissional representa a organização, fala em nome dela.

Veia de inovação da consultoria

Com tantos recursos tecnológicos à disposição, não faz sentido contratar uma empresa que não faça os investimentos necessários nessa área. Não se engane: quanto mais digital e atualizada a consultoria de recrutamento for, melhor a empresa estará representada no mercado.

Por exemplo, se uma companhia de tecnologia, de internet ou um banco tem um processo analógico de recrutamento, ela dá sinais para o mercado de quanto ela investe na relação empresa-candidato.

Como mostramos neste artigo, a consultoria de recrutamento tem um papel relevante para as empresas, na medida em que ajuda a conferir uma orientação mais estratégica ao processo de seleção e de contratação. Em razão da importância do capital humano, isso pode representar uma vantagem competitiva para as organizações no dia a dia.

Gostou deste artigo? Aproveite e entre em contato conosco hoje mesmo! Um dos nossos especialistas vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre as vantagens que podem ser obtidas pela sua empresa com a terceirização dos processos mencionados.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-