As competências essenciais para recrutar um especialista em finanças

4 min de leitura

Sumário

Por Felipe Furlan
Talent Acquisition Leader de Finanças – Harpio

O que realmente importa na hora de recrutar um especialista em finanças para a sua  empresa? Decidi abordar o tema nesse artigo, pois é uma dúvida bem comum das empresas que buscam profissionais especializados na área.

Apesar de ser um conteúdo pensado principalmente para apoiar recrutadores, esse é um artigo que também pode ser um guia para profissionais que querem se destacar na área de finanças. Se esse é o seu caso, seja bem vindo!

Encontrar o candidato certo para uma vaga de finanças vai muito além da análise de currículo e perfil de LinkedIn. Claro que a experiência e a formação técnica são importantes, mas há uma série de competências e habilidades que são fundamentais para garantir que você está trazendo alguém que vai se destacar nesse papel.

Vamos começar com o básico, o arroz com feijão do mundo financeiro:

Conhecimento técnico em finanças

Um bom especialista em finanças deve ter uma compreensão sólida dos conceitos fundamentais de finanças: da contabilidade até a análise de investimentos. Ele não precisa ser um super especialista em cada uma dessas áreas, mas precisam ser capazes de navegar pelos números e entender como eles se traduzem no sucesso financeiro da empresa.

Habilidades analíticas

As habilidades analíticas são essenciais para decifrar dados complexos e identificar tendências importantes. É como um quebra-cabeça gigante de números, e o especialista em finanças é o mestre em juntar todas as peças.

Excel avançado e demais ferramentas

Você já viu alguém brilhar trabalhando com fórmulas no Excel? Bem, esse é o tipo de habilidade que pode fazer toda a diferença. A capacidade de dominar o Excel é praticamente uma obrigação para qualquer especialista em finanças. 

Claro, o destaque não fica apenas ao Excel, mas ter o conhecimento ou mesmo dominar outras ferramentas como PowerBI e mesmo Tableau ajudam e destacam demais o perfil.

Compreensão do mercado financeiro/macroeconomia

Entender o mercado financeiro é como ter uma bússola no mundo dos negócios. Um bom especialista em finanças precisa estar por dentro das últimas tendências, regulamentações e movimentos do mercado (interno e externo) para orientar suas decisões.

Agora, vamos abordar algumas habilidades que talvez não sejam tão óbvias, mas são igualmente importantes e possuem um peso grande nas entrevistas:

Comunicação eficaz

É fundamental possuir a habilidade de uma boa comunicação, sabendo navegar entre assuntos de forma abrangente e objetiva, abordando temas desde a trajetória profissional até informações específicas dentro de um determinado domínio da sua área. Por exemplo, a capacidade de apresentar números de maneira clara e concisa é essencial para comunicar eficazmente com pessoas que possam não possuir o mesmo conhecimento técnico. Essa habilidade não só promove a compreensão e o engajamento do público-alvo, mas também demonstra profissionalismo e competência na comunicação.

Uma boa comunicação pode fazer toda a diferença na hora de influenciar decisões importantes.

Integridade e ética profissional

Em um mundo onde a confiança é fundamental, um especialista em finanças precisa ser um modelo de integridade e ética profissional. Eles lidam com informações sensíveis e é essencial que essas informações sejam tratadas com o maior cuidado possível.

Proatividade

Um profissional proativo não espera que os problemas surjam para agir. Pelo contrário, ele está constantemente atento às necessidades, oportunidades e desafios do ambiente de trabalho e toma medidas para lidar com. Isso pode envolver sugerir melhorias, identificar áreas de ineficiência, resolver problemas antes que se tornem grandes obstáculos e assumir novas responsabilidades sem ser solicitado.

Adaptabilidade e aprendizado contínuo

O mundo das finanças está sempre mudando, e um bom especialista em finanças precisa estar disposto a se adaptar e aprender continuamente para acompanhar essas mudanças. A capacidade de se manter atualizado e flexível é uma habilidade inestimável.

Caso sua empresa esteja com dificuldades para encontrar especialistas e lideranças em finanças, fale comigo. Eu trabalho na Harpio: uma HR Tech que integra soluções tecnológicas a experiência de talent-hunters para promover conexões ágeis e assertivas entre profissionais e empresas. Aqui, sou owner da área de finanças: responsável por todos os processos seletivos dos clientes Harpio nesse segmento.

Para falar comigo, é só me mandar uma mensagem via LinkedIn ou mesmo pelo e-mail relacionamento@harpio.com.br 

Se quiser entender mais sobre a Harpio, acesse nosso site: harpio.com.br

Conheça a Harpio

Profissionais qualificados por especialistas para atender a sua necessidade

Encontrar profissionais nunca foi tão fácil

Tenha acesso a plataformas inteligentes com dados reais e soluções personalizadas para você!

Edit Template
Compartilhar
Assuntos Populares
  • Diversidade e inclusão
  • Fit cultural
  • Mercado Financeiro
  • Recrutamento e Seleção
  • Recursos Humanos
  • Tecnologia

Assuntos relacionados

Recrutamento de candidatos passivos: obtenha 5 vezes mais chances de encontrar talentos de alto nível
5 min de leitura
Quanto custa contratar errado?
5 min de leitura
Employer Branding: como ser a empresa que todo mundo quer trabalhar
5 min de leitura

Quer receber conteúdos incríveis?

Assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

© 2020 – 2023 | Harpio Recursos Humanos Especializados Ltda.

Inscrição confirmada

Agora você receberá todas as novidades em primeiro lugar!