Como sua empresa pode impulsionar a carreira de mulheres

7 min de leitura

Sumário

A pauta sobre desigualdade de gênero é recorrente e ganha destaque principalmente nos meses de março. Apesar dos avanços alcançados nos últimos anos, a discussão sobre esse tema deve ser ainda mais frequente e tratada com prioridade pelas empresas. Afinal, muitas dificuldades ainda precisam ser superadas para impulsionar a carreira de mulheres e, por consequência, avançarmos na construção de uma sociedade mais justa.

A diferença salarial é um dos principais desafios para a equidade de gênero no Brasil. Segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) a desigualdade entre homens e mulheres cresceu pelo quarto mês consecutivo e chegou, em média, a 10%, em novembro de 2023. O estudo aponta ainda que essa diferença aumenta quando se fala em postos com ensino Superior Completo: 29,3%.

Neste contexto, este conteúdo aponta práticas que podem ser implementadas na sua empresa para impulsionar a carreira de mulheres. Abordaremos desde o processo de recrutamento e seleção até a implantação de políticas de apoio ao desenvolvimento profissional das mulheres em todos os níveis da organização. Boa leitura

A importância da igualdade entre homens e mulheres no trabalho

A equidade de gênero é fundamental para o desenvolvimento social como um todo. Inúmeros estudos apontam que, além de justiça e direitos humanos, a igualdade entre homens e mulheres promove desenvolvimento econômico, redução da pobreza, saúde, bem estar e melhorias em inúmeros outros aspectos da sociedade.
E a sua empresa pode ser um agente fundamental para essa evolução. A adoção de políticas e práticas de equidade de gênero, além de colaborar para uma sociedade mais justa, promove um ambiente de trabalho mais inovador e produtivo. A seguir listamos algumas razões pelas quais a equidade de gênero é importante na sua empresa

Justiça e igualdade

A equidade de gênero garante que homens e mulheres sejam tratados de forma igualitária no local de trabalho. Ou seja: oferece oportunidades iguais de emprego, promoção, remuneração e reconhecimento com base no mérito e nas habilidades, em vez de estereótipos de gênero.

Conheça a Harpio

Profissionais qualificados por especialistas para atender a sua necessidade

Encontrar profissionais nunca foi tão fácil

Tenha acesso a plataformas inteligentes com dados reais e soluções personalizadas para você!

Diversidade e inclusão

Ter uma força de trabalho diversificada em termos de gênero traz uma variedade de perspectivas, experiências e habilidades, que pode impulsionar a inovação, a criatividade e o desempenho organizacional.

Desenvolvimento econômico

Quando as mulheres têm acesso igualitário ao emprego, educação, empreendedorismo e liderança, isso impulsiona o crescimento econômico, aumenta a produtividade da sua empresa e contribui para a estabilidade econômica.

Melhoria do clima organizacional

A equidade entre gêneros melhora o moral, a satisfação e o engajamento dos funcionários. Isso cria um clima organizacional positivo, onde todos se sentem valorizados e motivados a contribuir para os objetivos da empresa.

Segurança e estabilidade

Pesquisas mostram que sociedades mais igualitárias e inclusivas, onde mulheres têm voz e participação ativa nas decisões políticas e de segurança, tendem a ser mais pacíficas e estáveis

Como sua empresa pode potencializar a carreira de mulheres

Para potencializar o desenvolvimento de mulheres, sua empresa precisa ter processos que demonstrem um compromisso genuíno com a igualdade de gênero, fornecendo apoio específico para o desenvolvimento profissional das mulheres em todos os níveis. Aqui estão algumas estratégias eficazes:

Promova processos seletivos mais inclusivos para mulheres

Identificar e remover barreiras que possam desfavorecer ou impedir a participação das mulheres em processos seletivos é fundamental para diminuir a lacuna de gênero entre profissionais. Listamos algumas práticas recomendadas para tornar seu R&S mais inclusivo:

Revise as descrições de cargos

Analise as descrições de cargos para garantir que elas sejam neutras em relação ao gênero e não incluam linguagem que possa excluir ou desencorajar as mulheres de se candidatarem. Evite termos que possam transmitir estereótipos de gênero e destaque as habilidades e qualificações necessárias para o cargo.

Amplie o pool de candidatas

Procure ativamente por candidatas mulheres para garantir uma representação diversificada no pool de talentos. Isso pode incluir parcerias com organizações e grupos que apoiam mulheres em determinadas áreas profissionais, além de utilizar plataformas de recrutamento que tenham um grande alcance entre as mulheres.

Faça avaliações a cega

Considere a implementação de práticas de avaliação cega, onde as informações pessoais dos candidatos, como nome, gênero e idade, são ocultadas durante o processo seletivo. Isso ajuda a reduzir o viés inconsciente e a garantir uma avaliação justa e baseada nas habilidades e qualificações dos candidatos.

Estruture as entrevistas

Realize entrevistas estruturadas com um conjunto de perguntas padronizadas para todos os candidatos. Isso ajuda a garantir que todos os candidatos sejam avaliados de forma consistente e objetiva, e reduz a possibilidade de viés durante o processo de entrevista.

Treine seus recrutadores

Forneça treinamento regular para recrutadores e entrevistadores sobre diversidade, inclusão e viés inconsciente. Isso os ajudará a reconhecer seus próprios preconceitos e a tomar decisões mais imparciais durante o processo seletivo.

Flexibilize o processo de seleção

Promova opções flexíveis para os candidatos participarem do processo seletivo, como entrevistas virtuais, horários de entrevista fora do horário comercial e acomodações para cuidados infantis, se necessário. Isso ajuda a remover barreiras que podem impedir as mulheres de participarem devido a responsabilidades familiares ou outras obrigações.

Ofereça benefícios específicos

Oferecer benefícios específicos pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a participação de mulheres na sua empresa. Aqui estão algumas ideias de benefícios que podem ser especialmente atrativos para as mulheres

  • Licença maternidade estendida
  • Horários de trabalho flexíveis
  • Assistência à creche
  • Programas de desenvolvimento profissional
  • Benefícios de saúde abrangentes, que incluam cobertura reprodutiva e psicológica, por exemplo.

A Harpio é uma plataforma que integra soluções tecnológicas a expertise de headhunters para promover conexões ágeis e assertivas entre profissionais e empresas. Se a sua empresa quer contratar profissionais mulheres para postos estratégicos e estimular a diversidade na sua empresa, fale com a gente

Adote políticas de igualdade salarial

Garanta que as mulheres sejam remuneradas de forma justa e equitativa em comparação com seus colegas masculinos que desempenham funções semelhantes. Para te ajudar, sugerimos a seguir algumas etapas importantes para criar políticas eficazes de igualdade salarial:

Realize uma análise de lacunas salariais

Comece realizando uma análise detalhada das práticas salariais para identificar discrepâncias salariais não justificadas entre homens e mulheres que desempenham funções semelhantes.

Engaje a liderança

É fundamental que a liderança da organização demonstre um compromisso claro com a igualdade salarial. Se necessário, ofereça treinamento regular sobre o tema. Isso ajuda a garantir que todos estejam cientes das práticas e políticas da empresa em relação à igualdade salarial e estejam comprometidos em promovê-la.

Estabeleça critérios de remuneração objetivos e transparentes

Torne os critérios de promoção e processos de remuneração claros e acessíveis a todos os funcionários. Isso ajuda a garantir que as decisões salariais sejam baseadas em critérios objetivos e transparentes.

Realize auditorias salariais regulares

Faça auditorias salariais regulares para identificar e corrigir quaisquer discrepâncias salariais de gênero dentro da organização. Isso envolve revisar periodicamente os dados de remuneração para garantir que homens e mulheres recebam salários justos e equitativos por trabalho de igual valor.

Ofereça apoio específico para impulsionar a carreira de mulheres

É importante que sua empresa tenha programas de desenvolvimento de liderança específicos para mulheres, focados em habilidades de liderança, comunicação, negociação e gestão de equipes. Esses programas podem ajudar as mulheres a desenvolver as habilidades necessárias para assumir cargos de liderança em sua organização.

Caso sua empresa não tenha um programa, listamos algumas diretrizes para criar políticas eficazes nessa área:

Análise das necessidades

Faça uma análise das necessidades para entender os desafios e as oportunidades específicas enfrentadas pelas mulheres em sua empresa. Isso pode incluir avaliar a representação das mulheres em diferentes níveis hierárquicos, identificar lacunas de habilidades e examinar as barreiras que as mulheres enfrentam para avançar em suas carreiras.

Estabelecimento de metas e objetivos

Defina metas e objetivos claros para impulsionar a carreira de mulheres. Isso pode incluir metas relacionadas à representação das mulheres em cargos de liderança, taxas de promoção, entre outros indicadores de sucesso.

Mentoria e patrocínio

Crie programas de mentoria e patrocínio que conectem mulheres talentosas com líderes seniores em sua organização. A mentoria pode fornecer orientação, apoio e conselhos de carreira, enquanto o patrocínio envolve defensores que promovem ativamente o avanço das mulheres dentro da organização.

Treinamento em habilidades técnicas

Ofereça treinamento e desenvolvimento em habilidades técnicas e profissionais relevantes para os objetivos de carreira das mulheres em sua organização. Isso pode incluir treinamento em tecnologia, gestão de projetos, finanças, habilidades de apresentação e outras áreas pertinentes.

Promoção da visibilidade e do reconhecimento

Dê visibilidade às realizações e contribuições das mulheres na empresa. Reconheça publicamente as conquistas delas e crie oportunidades para que elas compartilhem suas experiências e conhecimentos com os colegas.

Avaliação e revisão regular

Avalie regularmente o progresso em relação aos objetivos estabelecidos e revise suas políticas de desenvolvimento profissional para garantir que estejam alinhadas com as necessidades em constante mudança das mulheres em sua organização. Esteja aberto a ajustar e adaptar suas políticas conforme necessário para garantir sua eficácia contínua.

Quer poupar esforços na hora do recrutamento e garantir que sua empresa esteja realizando práticas de contratação inclusivas? A Harpio te ajuda! Clique aqui e saiba mais

Assuntos relacionados

Employer Branding: como ser a empresa que todo mundo quer trabalhar
5 min de leitura
Por que sua empresa precisa de um headhunter
4 min de leitura
As competências essenciais para recrutar um especialista em finanças
4 min de leitura

Quer receber conteúdos incríveis?

Assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

© 2020 – 2023 | Harpio Recursos Humanos Especializados Ltda.

Inscrição confirmada

Agora você receberá todas as novidades em primeiro lugar!