Como funcionam os processos de Recrutamento e de Seleção?

5 minutos para ler

Nas empresas, para que seja feito um recrutamento e uma seleção eficaz é importante entender o papel imprescindível que o RH desempenha. Com os gestores, o RH estará de forma ativa, identificando os talentos, direcionando qualidades, administrando os possíveis conflitos e mantendo o bom relacionamento entre os colaboradores.

A Harpio é uma empresa especializada em consultoria para recrutamento e seleção (R&S), e as soluções que ela oferece, contempla a melhoria e a otimização do setor de Rh, trabalhando em parceria com os gestores e os profissionais da área.

No site da Harpio você pode encontrar ainda mais informações sobre como o setor de RH da sua empresa pode ser assessorado por nosso time de especialistas.

Dificuldades enfrentadas pelo setor de RH

Apesar de ser um setor indispensável, ainda mais nos dias atuais, onde todos os processos sofreram mudanças impactantes. Mas ainda assim, os setores de RH encontram muitas dificuldades em algumas organizações.

Problemas como processos engessados e antigos, equipe enxuta para analisar perfis, falta de ferramentas e tecnologias para elaborar e aplicar testes que otimizem a seleção dos candidatos. Estas são algumas das dificuldades que muitas equipes ainda enfrentam e, por falta de investimento, muitas não encontram nem possibilidade de mudar.

Como é feito o processo de Seleção?

No processo de recrutamento e seleção, o RH é quem fará a parte da seleção. Esta etapa é muito mais do que analisar currículos e fazer uma entrevista. Por isso é tão importante investir em tecnologias para a construção de operações mais eficientes e inovadoras.

Para identificar os candidatos mais adequados durante o processo seletivo, podem ser feitos:

– Testes

– Dinâmicas

– Entrevista coletiva e/ou individual

– Identificação de perfis através de softwares inteligentes.

Atrair e selecionar as pessoas certas é o primeiro passo para o sucesso da gestão de pessoas.

Como é feito o processo de Recrutamento?

O recrutamento tem o objetivo de atrair candidatos para exercer uma determinada função. Este parte do processo envolve a descrição e a publicação da vaga de acordo com os pré-requisitos estabelecidos pela empresa. O recrutamento deve ser feito de maneira bem clara e objetiva para realmente chamar a atenção dos profissionais desejados pela empresa.

O recrutamento é um processo que pode ser feito de duas formas. As empresas podem optar por um processo interno ou externo para a oferta das vagas.

Recrutamento Interno

Neste processo, a oferta de vagas é feita na própria organização e tem como principais benefícios:

– Redução de custos;

– Conhecimento prévio dos participantes.

O recrutamento interno é uma etapa onde os candidatos já estão familiarizados com os processos da empresa e conseguem se adaptar mais facilmente. Ele aumenta o envolvimento dos profissionais, que veem uma oportunidade de crescer profissionalmente.

Recrutamento Externo

Neste processo, a busca por novos colaboradores é feita fora da empresa. Por meio dessa etapa, a empresa possui alguns benefícios, tais como:

– Maior opção de candidatos;

– A possibilidade de aquisição de novos métodos de trabalho;

– Ampliação de conhecimentos, maior diversidade de pessoas e a criação de um banco de talentos.

Benefícios do processo de R&S

O grande objetivo do processo de recrutamento e seleção é encontrar os profissionais certos para fazer com que as empresas cresçam, se desenvolvam e se tornem um grande sucesso. Ter as pessoas corretas e envolvidas com o negócio de sua empresa fará total diferença em um mercado cada vez mais competitivo.

O capital humano é, sem dúvidas, o recurso mais valioso dentro de um negócio. É a força humana que impulsiona o progresso da empresa, que se compromete pela criação e pelo desenvolvimento dos projetos, que progridem, que produzem novas ideias e geram um bom ambiente de trabalho.

Quando a companhia não tem um bom time, não é possível alcançar os objetivos, e a sobrevivência no mundo corporativo fica seriamente comprometida. Entendendo a importância do recrutamento e seleção, vamos tratar de alguns benefícios que esse processo trará à sua companhia.

– Diminuição do Turnover

– Melhoria no desenvolvimento dos funcionários

– Aumento da produtividade

– Melhora a sucessão de liderança

– Redução da rotatividade e custos de contratação

Por meio do site da Harpio você pode encontrar ou fazer contato com o time de especialistas, conhecer ainda mais sobre a consultoria especializada de R&S, que oferece para sua empresa a possibilidade de viver um novo tempo, com times mais engajados e com uma grande base de talentos .

Applicant Tracking System (ATS) Kenoby [https://www.kenoby.com/] –  um software de R&S para contratar os talentos ideais na metade do tempo.

A Kenoby é a parceira da Harpio como fornecedora deste ATS, que possui um potencial transformador e singular da tecnologia ao oferecer um processo sob medida para a realidade das corporações.

Os investimentos tecnológicos da Harpio visam ampliar as possibilidades e otimizar as operações, por meio de processos humanizados e softwares de inteligência artificial, que possibilitam:

– Centralizar o seu R&S em um único lugar;

– Permite a realização de triagem em menos de 1 dia;

– Humaniza a contratação de talentos;

– Reduz o turnover em até 70%.

A Harpio é referência no mercado, com ferramentas e estratégias que visam entregar para sua empresa, os melhores candidatos, opções assertivas, economia, modernidade e agilidade.

Contrate a consultoria especializada da Harpio e tenha as melhores opções de talento do mercado!

Fale com nosso especialista:  https://harpio.hubspotpagebuilder.com/quero-falar-com-um-especialista

Você também pode gostar
-