As mudanças que afetam a relação entre a organização e o profissional

3 minutos para ler

Vivemos em um mundo dinâmico que se movimenta a todo o momento. E isso também acontece com o mercado de trabalho. São ciclos e ciclos que fazem com que ele evolua constantemente.

Vamos falar sobre o novo tempo do mercado de trabalho e como essas mudanças afetam a relação entre organização e profissional.

Mercado de trabalho: os perfis híbridos

O nosso CEO, Ricardo Barcelos, esclarece que, com as novas dinâmicas, o mercado de trabalho ganha novas direções.
“Entre essas novas dinâmicas que verificamos no departamento de Recursos Humanos está a busca das empresas por profissionais híbridos, ou seja, aqueles que são capazes de se movimentar por diferentes áreas da organização. As descrições de perfis não são mais limitadas. A partir de agora, ocorre uma valorização, cada vez maior, das características que permitem que o profissional contribua com os diversos departamentos e tenha uma visão cada vez mais ampla da organização.”
No blog da Harpio contamos que o perfil híbrido também está presente nos novos padrões de organização do trabalho. Como consequência, as contratações de profissionais por projeto, dentro de contratos temporários, são cada vez mais comuns e frequentes. São formados times para o desenvolvimento de determinadas atividades, dando cada vez mais importância para a versatilidade e a outras várias competências, abrindo um leque de atuação maior ao colaborador.

Observamos, também, um crescimento de integração e colaboração entre as equipes, de modo que haja uma identificação de solução, partindo da junção dos variados conhecimentos. Grupos são constituídos com uma finalidade específica: conclusão de um projeto, por exemplo – criando ligações mais horizontais, eliminando a imagem de uma liderança autoritária.

Na dinâmica anterior do mercado, as empresas escolhiam o contratado. Agora, o mercado está atento à cultura e as características da organização, para que sejam escolhidas pelos profissionais.

A valorização das habilidades humanas:
Outro conteúdo no blog da Harpio também na notícia sobre a contratação de funcionários engajados, são elencados quais as habilidades humanas vêm sendo valorizadas. Isso acontece, em virtude do desenvolvimento da tecnologia, por meio de uma alteração nas exigências com relação à atuação do colaborador. Agora, alguns conhecimentos são fundamentais. Entre essas habilidades, para esse momento do mercado de trabalho, que acreditamos já estarmos no RH 6.0, são:

• Pensamento crítico e solução de problemas: será preciso encontrar soluções para problemas específicos;
• Agilidade e poder de adaptação: os profissionais precisam estar prontos para constantemente adquirir novas competências;
• Iniciativa: busca através de cursos e especializações que são voltadas para a sua área de atuação ou ao desenvolvimento de outras habilidades que ampliem o seu repertório e as possibilidades de atuação;
• Inteligência emocional: é preciso saber lidar com pessoas diferentes dentro do mesmo ambiente ou projeto, e administrar a pressão por resultados.

Nesse momento de alterações do mercado de trabalho, com o nascimento do que acreditamos ser o RH 6.0, é preciso se preparar para poder estar por dentro de todas as mudanças e novas dinâmicas que ele apresenta e se preparar para os próximos anos.

Você também pode gostar
-