A importância da humanização no processo de R&S

5 minutos para ler

Você já ouviu falar em Recrutamento Humanizado?
Bons salários e benefícios nem sempre são suficientes para atrair e reter talentos. Hoje, para contratar com excelência, as organizações precisam estar um passo à frente, oferecendo experiências relevantes aos candidatos.
Saber trabalhar os processos tecnológicos através de softwares e ferramentas, IA e tantos outros, é muito importante, mas nenhuma tecnologia é tão forte quanto a conexão pessoal.

Acompanhe no Blog de hoje os benefícios de inserir a humanização no processo de R&S.

O que é a Humanização no processo de R&S?
A humanização no processo de recrutamento e seleção propõe valorizar as pessoas e compreender que elas não são meras “ferramentas” para o lucro. Ter um processo humanizado permite alinhar os interesses dos profissionais com as demandas da organização.
Implementar processos seletivos mais empáticos é uma necessidade, apontada em um estudo realizado pela American Staffing Association (ASA).
A pesquisa mostra que 7 em cada 10 americanos pensam que os processos seletivos são muito impessoais. E 8 em cada 10 pessoas entrevistadas afirmam que se candidatar a uma vaga é como enviar um currículo para um caixa preta, ou seja, é uma incógnita.
Ter tecnologias que favoreçam e agilizam o seu processo de recrutamento e seleção é indispensável atualmente, mas não podemos esquecer da importância do contato e da percepção apontada por outro ser humano.
Nesse sentido, a Harpio se destaca ainda mais. Além de trabalharmos com tecnologias de ponta durante toda parte do processo, mantemos os nossos Talent Hunters sempre em prontidão para prestar o melhor serviço e acompanhamento.
Se você deseja se inscrever no site da Harpio e ser localizado por um deles, é só clicar no link abaixo.
https://harpio.com.br/candidato/

Qual a importância do Talent Hunter nesse processo?
Na Harpio, os Head Hunters são chamados de Talent Hunters. Esses são os nossos Caça Talentos, responsáveis por procurar diariamente os melhores talentos do mercado de acordo com as oportunidades que aparecem. Nossos Talent Hunters são profissionais experientes, com sensibilidade e visão apurada. Eles são parte fundamental do nosso processo de recrutamento e seleção, pois por meio deles, nossa triagem se torna mais eficaz, assertiva e humanizada.

Um Talent Hunter é essencial quando se pretende implementar o recrutamento humanizado. Para tanto, espera-se que ele tenha perfil empático, agregador e habilidoso para se comunicar.
Afinal de contas, entrevistas costumam gerar expectativa e uma certa tensão entre os candidatos, e nesse momento é importante ter alguém que saiba tranquilizar e contornar possíveis situações de desconforto para o candidato. Nessas ocasiões, é impensável assumir uma postura intimidadora e distante que pode deixar o candidato inseguro.

Se você tem experiência como Talent Hunter, quer empreender de forma autônoma nessa área, e deseja somar com o nosso time, se inscreva no link abaixo.

Quais as vantagens da humanização durante o processo de R&S?
Quando você consegue unir tecnologia e profissionais experientes para recrutar talentos, sua empresa avança para se tornar destaque no mercado. Vamos listar abaixo algumas vantagens de humanizar o processo de Recrutamento e Seleção.

Fortalecimento da marca empregadora
A humanização dos processos de recrutamento e seleção melhora a experiência dos candidatos. Com o recrutamento empático, o profissional leva consigo a imagem positiva da empresa. Como resultado, está o fortalecimento do employer branding, além do interesse dos talentos em fazer parte da organização.

Desenvolvimento de banco de talentos
Ainda que o processo não atinja seu objetivo, os candidatos conseguem manter boas relações com a empresa, graças ao tratamento diferenciado recebido. Desse modo, a humanização contribui para a formação de um banco de talentos. Em futuras seleções, a procura pelo perfil ideal pode começar ali.

Redução do turnover
Os profissionais contratados em processos humanizados encontram mais motivos para permanecerem na organização. Inclusive, a integração do novo colaborador será beneficiada já durante o onboarding.

Abre portas para conhecer ainda melhor os Candidatos
Com um clima ameno nos contatos iniciais, o candidato percebe que o terreno está livre para demonstrar suas competências. Nesse sentido o profissional se sente à vontade e facilita o trabalho do recrutador.

Facilita as negociações
A boa impressão causada pelo recrutamento humanizado desperta no profissional o desejo de fazer parte. Dessa maneira, além do fator financeiro, existe perspectiva de boas experiências na organização. Motivos para facilitar as negociações e contratos de trabalho.

Todas essas vantagens impactam diretamente na retenção de talentos, e dessa forma, sua empresa consegue, enfim, desenvolver um time altamente qualificado e engajado.
Deseja encontrar e reter os melhores talentos do mercado? Contrate a consultoria especializada da Harpio, unimos tecnologia aos grandes Talent Hunters do mercado, e desta forma conseguimos selecionar os candidatos ideais para o fit cultural da sua empresa.

Fale agora com um dos nossos especialistas.

Você também pode gostar
-